Compartilhar

A fórmula mágica do Pilates

Por Syusk Amorim e Revista Boa Forma - Publicado 22 de julho de 2009

De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótim
De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates conquista novas adeptas a cada dia
 
O segredo está na respiração: Espirar e soltar todo o ar, sentindo o abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. A barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração!
 
Todos podem, porém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha, na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. “Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante a fisioterapeuta Paula Gadelha, instrutora do SESI/PB.
 
Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite um corpo malhado sem puxar ferro. Esse é o caso do jornalista Marcos Vasconcelos, que pratica a atividade no SESI Distrito Industrial de Campina Grande. “Além de músculos mais firmes e bem desenhados, melhorei a postura”, diz ele. Matricule-se no Studio Pilates nas unidades do SESI na Paraíba, as matrículas estão abertas. Informações () 2101-5300.

Outras Notícias