À todo vapor... Na Paraíba a primeira parcial aponta mais de 7.480 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, lazer e cultura.No município de Rio Tinto, a
De olho no social
Na área de saúde já foram realizados mais de 750 atendimentos, com destaque para serviços pioneiros, como os exames de oftalmologia. “Trabalhador em nome do social é gratificante para qualquer profissional”, disse a oftalmologista Ana Karolina, médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley.
Para fazer bem ao coração |
Ainda no segmento, movimento intenso na unidade móvel do Instituto Felipe Kumamoto, parceiro da iniciativa, que trouxe para a comunidade o exame de eletrocardiograma.
A aposentada Maria do Carmo Nogueira, de 63 anos, foi uma das pacientes atendidas no local. “Eu precisava fazer o exame há anos. Só que não tive condições de fazê-lo, porque precisava me deslocar à capital. Aqui, no Ação Global, pude cuidar da saúde de graça e, sem sair de cair”, completou.
A importância da participação dos profissionais de saúde no Programa Ação Global obteve reflexos nas estatísticas dos exames de mama.
O setor de mastologia detectou que, a cada dez mulheres examinadas, quatro apresentam nódulos. “Acho que chegamos em boa hora. Aqui pudemos realizar diagnósticos precoces e, com isso acredito que muitas vidas serão salvas”, falou a médica mastologista, Débora Cavalcante, que há 15 anos desenvolve um trabalho voluntário na comunidade.
Amigo do peito