Um mutirão de serviços integrados que tem como foco a promoção e o fortalecimento da cidadania. É assim que a Ação Global é reconhecida, desde 1991. Durante um dia inteiro, o SESI, a Rede Globo de Televisão e centenas de parceiros somam esforços para oferecer serviços nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania para a população carente do Brasil.
Pensando em intensificar essa mobilização realizada há mais de dez anos, o SESI reformulou o evento. Na Paraíba, o programa Ação Global acontecerá no dia 22 de setembro, com meta de realizar 35 mil atendimentos para 11 mil pessoas. Mas, as atividades serão iniciadas a partir do dia 17. É que, ao longo da semana, várias ações movimentarão o município.
De 17 a 20 de setembro, o SENAI Paraíba estará ministrando cursos profissionalizantes, como pintura em tecido, reparador de luminárias e de eletrodomésticos, noções de eletricidade e primeiro socorros, design de biojóias, atendimento ao público, embutidos e conservas, salgados e bolos e conserto de moto e bicicleta. No mesmo período, o Projeto Saúde com os Índios estará visitando as aldeias de São Francisco e Camurupim.
Já entre os dias 17 e 21 de setembro está prevista a realização da Semana Cultural, com festival de danças envolvendo grupos folclóricos, feira de artesanato, espetáculos de teatro, concursos e shows musicais. A Caravana da Alegria será instalada no local. Esse evento também beneficiará as escolas municipais com a gibiteca.
A programação terá continuidade de 21 a 23 de setembro com a exibição de filmes, ao ar livre, através da unidade móvel do Cine SESI Cultural, montada na Praça João Pessoa, em Rio Tinto.
Mas, o ápice da programação está marcado para o dia 22 de setembro, com o Programa Ação Global 2007.
ATIVIDADES – Das 8h às 17h, no SESI de Rio Tinto, o Programa Ação Global estará oferecendo serviços de cidadania, com emissão de documentos (RG, CPF, CTPS, registro de nascimento, título de eleitor), de educação (oficinas pedagógicas, pintura e desenho, cursos profissionalizantes, palestras), de saúde (aferição de pressão arterial, classificação sanguínea, teste de glicemia, avaliação física, consultas médicas e odontológicas), de lazer (atividades recreativas e competições esportivas). O final da programação será marcado com a realização do casamento coletivo para 110 casais.