Ação Global 2007 ampliará número de atendimentos

Por Diego Araújo com Agência CNI - Publicado 10 de setembro de 2007

Promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo a Ação Global 2007 chega à sua 14º edição. Em 22 de setembro, em todos estados e Distrito Federal haverá uma grande mobilização para garantir atendimentos e orientações à população. Com o tema Brasil de Cidadania o objetivo desta edição é ampliar o número de atendimentos em relação aos realizados em 2006. No ano passado foram mais de 2 milhões e 400 mil atendimentos que beneficiaram 951.165 pessoas em todo país.

Internamente o tema que está sendo trabalhado pelos Departamentos Regionais do SESI é Ação Global: uma Iniciativa da Indústria Brasileira, para reposicionar o principio de investimento social privado. Assim, a instituição pretende ser vista cada vez mais como a que realiza ações sociais em nome da indústria brasileira.

Na Paraíba, o programa Ação Global acontecerá na cidade de Rio Tinto, e tem como meta 35 mil atendimentos para 11 mil pessoas. Mas, as atividades serão iniciadas a partir do dia 17.

De 17 a 20 de setembro, o SENAI Paraíba estará ministrando cursos profissionalizantes, como pintura em tecido, reparador de luminárias e de eletrodomésticos, noções de eletricidade e primeiro socorros, design de biojóias, atendimento ao público, embutidos e conservas, salgados e bolos e conserto de moto e bicicleta. No mesmo período, o Projeto Saúde com os Índios estará visitando as aldeias de São Francisco e Camurupim.

Já entre os dias 17 e 21 de setembro está prevista a realização da Semana Cultural, com festival de danças envolvendo grupos folclóricos, feira de artesanato, espetáculos de teatro, concursos e shows musicais. A Caravana da Alegria será instalada no local. Esse evento também beneficiará as escolas municipais com a gibiteca.

A programação terá continuidade de 21 a 23 de setembro com a exibição de filmes, ao ar livre, através da unidade móvel do Cine SESI Cultural, montada na Praça João Pessoa, em Rio Tinto.

A principal característica da Ação Global é a concentração, em um só dia, de um grande número de serviços para a população. O programa mobiliza milhares de voluntários e no ano passado contou com 2.119 instituições e 288 empresas parceiras.

Criada em 1995 a Ação Global desenvolve atividades de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e responsabilidade social. Em pouco mais de dez anos de existência o programa beneficiou mais de 34 milhões de pessoas.