Para resgatar a cidadania de muitos brasileiros que ainda estão à margem da sociedade, o evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.
Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.
Em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. Em muitos casos, foram diagnosticadas doenças que deveriam ser tratadas com urgência, mas ainda eram desconhecidas por seus portadores.
Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou 26 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira.
PARAÍBA – Na Paraíba, o Programa Ação Global acontecerá no município de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, à 500 km de João Pessoa. Segundo o último censo do IBGE, a população do município é de mais de 150 mil habitantes. Nessa versão, as ações do programa serão desenvolvidas de 25 a 30 de maio, sendo 30 considerado o dia “D”. Cerca de 70 parceiros estarão envolvidos nesta iniciativa, junto a aproximadamente 1.200 voluntários.