Há 04 meses Sandra Lanúcia é voluntária do Projeto Por Um Brasil Alfabetizado do SESI. Na casa dela Sandra educa 16 alunos, com idade entre 29 e 76 anos. A alfabetizadora voluntária afirma que se sente alegre em poder ajudar as pessoas iletradas, através do Projeto do SESI. "É gratificante ensinar as pessoas a ler, tenho alunos com 76 anos que estão aprendendo a escrever as primeiras palavras da sua vida. Ao mesmo tempo em que ajudo também me qualifico, e vejo com muita seriedade o Projeto Por Um Brasil Alfabetizado do SESI, que além de oferecer toda uma infra-estrutura ainda nos proporciona capacitações periódicas", disse Sandra.
Assim como ela, mais 100 alfabetizadores voluntários do Projeto Por Um Brasil Alfabetizado de Campina Grande e região participaram hoje 30/10, pela manhã, no ginásio de esportes do Centro de Atividades, João Rique Ferreira, do SESI, no Distrito Industrial, da Formação Continuada, onde discutiram planejamento pedagógico e assistiram uma palestra sobre "Motivação e Inteligência: Uma reflexão sobre a vida e o viver", proferida pelo psicólogo Sérgio Murilo.
A programação foi aberta pela Coordenadora de Educação do SESI, Fátima Cunha, que falou da necessidade dos educadores aprenderem a dialogar e a transmitir os conhecimentos para os alunos.
O psicólogo falou sobre a arte de aprender a viver, e destacou que toda realização implica uma aprendizagem. "Enquanto educadores vocês precisam aprender a viver com os colegas de trabalho, com os alunos, pois só assim teremos motivação na vida", disse Sério Murilo.
A supervisora da Ação pedagógica do Projeto Por Um Brasil Alfabetizado, Mônica de Fátima, explicou que o objetivo do evento é proporcionar um momento de reflexão para que os educadores possam pensar como está a sua postura em sala de aula, bem como discutir a didática e fazer um planejamento pedagógico.
O Projeto Por Um Brasil Alfabetizado, busca alfabetizar jovens e adultos, através de professores voluntários. Na Paraíba existem atualmente cerca de 300 profissionais envolvidos na causa. A metodologia no Estado acontece com o apoio de um supervisor para prestar orientações pedagógicas "in loco", além de avaliar o ensino/aprendizagem.
Conheça o Projeto Por Um Brasil Alfabetizado
O analfabetismo sempre foi um dos elos mais fortes de exclusão social no Brasil, apontando um índice nacional de 13,7% de analfabetos absolutos. E, na Paraíba, este índice já atingiu o patamar de 27,7%. Estes números são exemplo de uma série de razões que levaram o Governo Federal a ampliar a política pública de inclusão social dessa classe de brasileiros, permitindo sua aproximação a alfabetização.
Para concretizar este objetivo, o Governo instituiu o Projeto Por Um Brasil Alfabetizado, voltado a cidadãos acima de 15 anos de idade. A atuação do SESI no Projeto acontece em parceria com o MEC, e tem o compromisso de alfabetizar 2 milhões de jovens e adultos em quatro anos. Na Paraíba, o projeto abrange municípios do sertão ao agreste, com carga-horária, de 10 horas/aula semanais ministras num período de 06 meses.
Informações complementares: ()2101- 5399