Alimentos Seguros e mais saudáveis

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 07 de abril de 2008

Alimentos seguros: a garantia de maior qualidade de vida Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios é uma forma de minimizar o problema da fome no Brasil. Multiplicar essas informações tem sido o grande desafio de mais de 5.260 pessoas capacitadas em cerca de 20 municípios paraibanos, ao longo do trabalho desenvolvido pelo Programa SESI Cozinha Brasil.

O programa educa e incentiva a população para a mudança de hábitos alimentares. Por meio de aulas práticas, nutricionistas do SESI/PB ensinam receitas saborosas, nutritivas e baratas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos.  Além das receitas, os alunos recebem informações sobre nutrição básica, planejamento de compras, alimentação saudável e higiene alimentar.

Agora, o Cozinha Brasil ganhará o reforço do PAS – Programa Alimentos Seguros. O PAS é um programa que tem como objetivos disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) nas empresas de alimentos e alimentação, em todo o país. Com isto, o PAS contribui para:
  • Aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos para a população brasileira;
  • Aumentar a exportação de alimentos, preparando o setor produtivo brasileiro para atender a exigências dos países importadores em termos de segurança dos alimentos;
  • Aumentar a competitividade de nossas empresas.
Como um Programa que atinge toda a cadeia de alimentos, o PAS é composto de uma parceria abrangente, que reúne instituições parceiras com focos de ação desde o campo até o consumo final do alimento, tais como: EMBRAPA, SENAR, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE.

Algumas das Instituições Governamentais, como a ANVISA, e o CNPq, que têm interesse nas ações do PAS, também já são parceiras do Programa.

O PAS conta também, desde seu início, com o apoio (técnico) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério da Saúde (MS) e da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA). Também o Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e a Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT) foram envolvidos pelo PAS, para trabalharem o aspecto de normalização.

CAPACITAÇÃO –
De 07 a 11 de abril, duas nutricionistas do Programa SESI Cozinha Brasil participarão da capacitação técnica para formação de consultores no PAS, uma iniciativa do Departamento Nacional do SESI. Com duração de 70 horas/aula, a capacitação tem o objetivo de formar competências internas para atuação de consultores na implantação das Boas Práticas e Sistemas APPCC, em cozinhas industriais e de alimentação transportada, restaurantes comerciais, bares, lanchonetes e similares, padarias e ambulantes, seguindo parâmetros tecnológicos necessários e padrões legais vigentes, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.