Compartilhar

Alunos do curso de Arte e Mídia da UFCG visitam SESI Museu Digital

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de setembro de 2019

Espaço alia tradição e modernidade

A visita que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 05/09 contou com a participação de 40 alunos do curso de Arte e Mídia, e fez parte da Programação da Semana de Arte e Mídia, aberta na última segunda-feira, dia 02, em comemoração aos 20 anos de existência do curso de bacharelado da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Os alunos foram recebidos pelo curador do SESI Museu Digital, Carlos Mosca, pelo produtor Raphael Rio e pelo consultor de tecnologia, Reinaldo Toscano, e ainda pelo artista Helton Paulino.

Cerca de 70% dos profissionais envolvidos no projeto de concepção do Museu, foram egressos do curso de Arte e Mídia da UFCG. “Fiquei bastante honrado em dividir com os alunos do curso de Arte e Mídia a experiência que tive enquanto consultor de tecnologia do SESI Museu Digital, porque há 10 anos atrás eu estava ingressando no curso, e após uma década estou participando dessa comemoração do outro lado, transmitindo um pouco dos meus conhecimentos e compartilhando um pouco da minha trajetória profissional. E não poderia deixar de registrar a minha gratidão ao SESI, por confiar no trabalho que eu e outros colegas egressos do curso de Arte e Mídia, aqui de Campina Grande fizemos durante a construção do projeto do Museu Digital, que inclusive recebeu recentemente uma premiação de melhor instalação audiovisual da América Latina”, comentou Reinaldo Toscano. Inaugurado no mês de novembro de 2017, o SESI Museu Digital é pioneiro no segmento no Estado da Paraíba, e reúne em um único espaço equipamentos de transmissão variados, utilizando diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e cinematográficos, iluminação cênica, cor, luz pontual, soluções gráficas, recursos multimídias e experiências sensoriais.

O Espaço alia tradição e modernidade, uma característica da identidade de Campina Grande. A história da cidade é contada a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades que engrandeceram e que continuam engrandecendo a Rainha da Borborema, com o auxílio da tecnologia que deverá tornar esta “viagem no tempo”, um caminho agradável e instigante.

A estrutura interna do Museu conta com uma sala de projeção panorâmica de nove metros, Mapa Digital, Sistema de Vídeowall, Karaokê, Cabine Selfie, Tablets e Totens Interativos, Óculos de Realidade Virtual, Jogos Interativos, Sistema de Automação e Controle, entre outros mecanismos.

 Semana de Arte e Mídia

Criada com o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes e apresentá-los as diversas áreas de abrangência da graduação, a SAM tornou-se uma programação tradicional no calendário acadêmico do curso, oferecendo palestras, oficinas e mesas redondas referentes ao campo artístico.

Desde 2017, a Semana ultrapassou os muros da universidade e também passou a interagir com a comunidade campinense, ocupando escolas públicas e diversos espaços artísticos da cidade, bem como oferecendo programação gratuita e aberta a todos, incluindo atividades sobre Fotografia, Audiovisual, Teatro e Áudio. A Semana de Arte e Mídia propõe vivências que auxiliam a formação artística além dos muros da Universidade.

Outras Notícias