Compartilhar

Aniversário de um ano da Marcial Aprígio Velloso

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 11 de setembro de 2008

Neste mês de setembro a Banda Marcial Aprígio Velloso completa um ano de existência, e o aniversário
Neste mês de setembro a Banda Marcial Aprígio Velloso completa um ano de existência, e o aniversário será comemorado com uma série de apresentações durante todo este mês. Em 1988, nasceu a Banda Roberto Simonsen, pertencente à Escola Roberto Simonsen do SESI e que tinha como regentes Luís Pereira e Guilherme de Almeida. No início era composta apenas com instrumentos de uma banda marcial e instrumentos de madeiras.
 
Após dez anos, foi transferida para o Centro de Atividades Aprígio Velloso e passou a ser uma banda de Fanfarra simples até 2006. Sob o comando do regente Alexandre Gervásio de Lima, a banda foi vice-campeã nos campeonatos de Bandas e Fanfarras Simples em 2005 e 2006, nas cidades de Gurinhém e Fagundes, respectivamente.

Há um ano, tornou-se A Banda Marcial do SESI e o que muitos não sabem, são as diferenças entre essas categorias. A Fanfarra Simples é uma corporação composta de instrumentos de percussão e de sopro. Eles foram muito aplicados nas músicas do século XIX, quando só se usava os harmônicos de cada instrumento. Já a Marcial conta com instrumentos usados em orquestras, tais como trompete, trombone, tuba, trompas e toda a percussão. A diferença básica entre a marcial e uma orquestra é que é um grupo de marcha. São bandas com características militares.
 
Além da musicalidade forte dos instrumentos, o figurino também chama bastante atenção pela padronização e cores marcantes. A Marcial Aprígio Velloso se apresentará no Campeonato Paraibano de bandas e Fanfarras no dia 13 em João Pessoa, e no dia 21 no Torneio de Bandas em Gurinhém, e no Festival de Bandas e Fanfarras no bairro do Cruzeiro em Campina Grande.
 
Mais informações: () 3341 -3490.
Colaboração/Texto: Renata Rodrigues

Outras Notícias