Artista destaca importância do SESI Forró na Empresa

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 17 de junho de 2008

A carreira de compositor começou ainda menino, quando tinha 09 anos, Walmir Feliciano de Lucena, conhecido no meio artístico como SUSSA de Monteiro, (um apelido que ganhou dos amigos ainda na infância) enveredou na carreira de cantor, em 2000, quando resolveu homenagear o pai dele que havia falecido, gravando a música Fazenda Tamanduá, que retrata os momentos de alegria que ele viveu em Monteiro ao lado do pai.

Hoje, com 08 Cds gravados, e dezenas de composições espalhadas pelo país, Sussa se destaca pela originalidade, e por resgatar o autêntico forró de raiz, retratando em suas canções a sua infância na cidade de Monteiro.

Ao lado de artistas como Biliu de Campina, Os Três do Nordeste, Antônio Barros e Ceceu, Sussa de Monteiro será homenageado neste mês de junho, através do Projeto SESI Forró na Empresa. A homenagem será feita no dia 20/06, em Patos, e no dia 27/06 em Bayeux, nas duas cidades o cantor vai fazer shows para trabalhadores da Indústria, com participação especial das bandas Forró Piado, em Patos e Forró de Mãe Joana, em Bayeux.

Sussa destacou que o Projeto SESI Forró na Empresa é uma iniciativa louvável, pois leva para a sociedade, as tradições culturais através da música regional, e a idéia de homenagear os ícones da música de raiz, enaltece os artistas. “Agradeço ao SESI e me sinto muito honrado, pois para nós artistas que defendemos a música de raiz, o verdadeiro forró, essa homenagem é uma coroação”, destacou o artista.

O artista de Monteiro falou da falta de apoio e do preconceito enfrentado pelos músicos que prezam pela qualidade, e originalidade. “Precisamos de incentivo, pois nós somos discriminados, se verificarmos na mídia, as rádios, em horário nobre não toca Luiz Gonzaga ou Flávio José, enquanto isso as bandas que tocam o forró de plástico, compram horário e conseguem espaço. Então a maior dificuldade hoje para quem faz música de raiz é a falta de apoio, e espaço na mídia”, enfatizou Sussa.

SESI Forró na Empresa

A proposta do Projeto SESI Forró na Empresa é levar aos industriários e os seus dependentes, o conhecimento da contribuição cultural ao nosso Estado, com repertórios de músicas regionais como: xote, xaxado, baião entre outros, além de exposições sobre “Os elementos que compõem a Cultura Identidade Nordestina”. A idéia é proporcionar o contato com a arte-educação, democratizando, assim, os bens culturais na busca da construção de um mundo melhor e de respeito à cidadania, de forma integrada com a área de Educação.

Em 2008, a meta é beneficiar 12 mil participantes, entre trabalhadores e dependentes, através do atendimento a 40 empresas paraibanas, sendo 15 em João Pessoa e Bayeux, cinco em Rio Tinto, 10 em Campina Grande, cinco em Sousa e mais cinco em Patos. “O novo perfil do projeto homenageia cinco ICONES da Cultura Identidade Regional da Paraíba. Na prática, o nosso objetivo é trabalhar o período junino não apenas com o espírito comemorativo, mas também com o trabalho educativo de resgate aos valores históricos de nossa gente”, completou Diana Uchoa, Coordenadora de Cultura do SESI/PB.

Informações sobre o Projeto: () 2101-5362.

Foto/Crédito: Ailson Ramalho