Capacitação debate prevenção ao uso de drogas

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 16 de março de 2007

Com uma abordagem direcionada à uniformização de conceitos e estratégias, a Mestre em Enfermagem e C

Carolina 2
Carolina Bocchi esteve na FIEP
Com uma abordagem direcionada à prevenção, através da uniformização de conceitos e estratégias, a Mestre em Enfermagem e Consultora do SESI, Carolina Bocchi Maia encerrou, nesta sexta-feira 16, na FIEP, em Campina Grande Capacitação voltada a prevenção ao uso de drogas nas empresas. O evento foi dirigido a técnicos do SESI/PB que atuam em Campina Grande, João Pessoa, Rio Tinto, Sousa e Patos.

Dirigida aos técnicos do SESI/PB que atuam em Campina Grande, João Pessoa, Rio Tinto, Sousa e Patos, a capacitação reuniu cerca de 20 técnicos entre psicológos, assistentes sociais e pedagogos. Durante a sua abordagem, Carolina Bocchi, discutiu temas relacionados à problemática das drogas, conceito de drogas, classificação, conseqüência, fatores de risco e de proteção e o uso de drogas no ambiente de trabalho, bem como o papel do gestor e da equipe, preconceito, discriminação, ética e sigilo, entre outros temas apresentados, alguns exemplos de ações de prevenção e lições aprendidas com a prevenção às drogas.

A consultora destacou a importância do curso, enfatizando que o uso de drogas é um problema mundial. "A capacitação representa mais um avanço no enfrentamento das questões ligadas as drogas, especialmente porque ela vem discutir alternativas que ajudem a inserir o tema dentro das empresas e também para que a sociedade em geral entenda que é o problema não é somente dos grandes centros e sim de responsabilidade de todos. Face a isso, entendo que o SESI/PB saiu na frente, quando se dispôs reunir  seus técnicos para discutir este tema", afirmou Carolina Bocchi.

Para a Diretora de Operações do SESI/PB, Gerarda Xavier, a capacitação é muito importante."Nossos técnicos ficarão também preparados para atuarem nas empresas, no que diz respeito ao uso abusivo de drogas, incluindo o tabagismo, que também é uma droga, que afeta hoje, trabalhadores da indústria nas suas mais diversas esferas", destacou.

Já a Coordenadora de Saúde do SESI na Paraíba, Fátima Aragão, afirmou que a capacitação é uma forma do SESI cumprir com a missão de promover qualidade de vida. "Já que temos a missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e a responsabilidade social na indústria, precisamos acompanhar o que acontece no mundo. As drogas estão acabando com os nossos lares, nossa família e nossos trabalhadores. Por essa razão, a preocupação da Presidência da FIEP, e da Superintendência do SESI, é capacitar nossos técnicos para que eles estejam inteirados da real situação da saúde, principalmente do trabalhador", frisou.

A capacitação contou com o apoio do SESI Nacional, através do programa SESI Prevenção do Uso de Drogas nas Empresas. Informações adicionais podem ser obtidas na Coordenação de Saúde do SESI-PB ou pelo telefone () 3310-5402.