Circuito da Saúde: prevenção e orientação para para uma vida saudável
Por Sueli de Sá - Cajazeiras/PB - Publicado 30 de maio de 2009
Em menos de duas horas de atendimento, o Circuito da Saúde da Ação Global atendeu cerca de 100 pesso
Em menos de duas horas de atendimento, o Circuito da Saúde da Ação Global atendeu cerca de 100 pessoas, oferecendo serviços de avaliação antropométrica, aferição de pressão, teste de glicemia, orientação de saúde bucal e alimentação saudável.
Além dos colaboradores do SESI, profissionais de saúde das instituições parceiras também estão empenhados no atendimento à comunidade. Este ano, o SESI tem como parceiros na área de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade Santa Maria, Policlínica, o Instituto Kumamoto e o Hospital Regional de Cajazeiras.
Foi no Circuito da Saúde que encontramos a dona-de-casa, Maria Rodrigues da Costa (foto), de 56 anos. “Um trabalho fantástico”, disse ela sobre a Ação Global em Cajazeiras. Dona Maria Rodrigues participou de vários cursos oferecidos gratuitamente durante toda a semana, e hoje, no Dia “D” da Ação Global ela acordou cedo para participar das atividades desenvolvidas na FAFIC.
Os serviços na área de Saúde estão sendo oferecidos com base na pesquisa realizada em Cajazeiras, antecedendo o Dia “D” da Ação Global. Nesta pesquisa foram observados, o Perfil socioeconômico e demográfico dos moradores, as características dos domicílios, a situação epidemiológica das pessoas, os hábitos alimentares das pessoas, além dos comportamentos, atitudes e práticas em relação à saúde.
As cinco doenças (ou problemas de saúde) mais citadas são as seguintes: problemas de visão; problemas de coluna; pressão alta; tabagismo e problemas respiratórios. Foi analisando esses e outros comportamentos, com base em toda a família das pessoas entrevistadas que os profissionais do Circuito da Saúde, e demais salas de atendimento na área, foram orientados para o atendimento.