Compartilhar

Congresso do SESI discute Municipalização dos ODM

Por Gabriel Alves - João Pessoa/PB - Publicado 09 de dezembro de 2011

Nessa quinta-feira, 08/12, foi iniciada em João Pessoa a programação do Congresso SESI e os Objetivo

Nessa quinta-feira, 08/12, foi iniciada em João Pessoa a programação do Congresso SESI e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Conduzida pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, a primeira etapa do evento teve como foco a temática da municipalização dos ODM.

A programação da tarde começou com a participação da cantora paraibana e Embaixatriz do Movimento Nós Podemos Paraíba, Renata Arruda. Sua música suave e tipicamente brasileira emocionou o público que estava no evento. As atividades foram conduzidas pela Coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Maristela Nóbrega. Ela apresentou os resultados do trabalho desenvolvido pelo Movimento nos municípios do Estado.

Representando a Secretaria Executiva da Presidência da República, o Secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Estudos e Projetos Político-Institucionais, destacou o apoio do Governo Federal para os projetos que visam a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Segundo ele, a implantação dos ODM em todos os municípios da Paraíba deve ser um processo contínuo.

O Secretário explicou como nasceram os ODM e qual a importância da contribuição do Governo e da sociedade civil para que o país cumpra suas metas. Além disso, apresentou as políticas públicas implementadas pelo governo brasileiro em prol dos ODM. “Temos que partir para a municipalização, ou seja, aproximar os Objetivos das prefeituras e da população. Isso porque, o Brasil vai bem em relação ao cumprimento dos ODM e já atingiu várias metas, mas quando os números são desagregados, percebe-se que muitos municípios estão longe dessa realidade”, falou.

O Secretário disse ainda que, constitucionalmente, em função da descentralização dos recursos, os municípios têm atribuições que vão ao encontro dos ODM, como por exemplo, a obrigatoriedade de investimentos na área de saúde e educação. “Os governos municipais têm que se envolver nessa plataforma. Os Objetivos do Milênio têm que estar na agenda das prefeituras. Temos que entender que os ODM são uma estratégia para andar rápido na solução de alguns problemas e para caminhar rumo ao desenvolvimento humano”, ressaltou.

Destinado a empresários, universidades, organizações não governamentais, além de instituições públicas e privadas, o Congresso SESI e os ODM tem como principal objetivo disseminar e alinhar os ODM’s com as práticas de responsabilidade social na indústria da Paraíba. A abertura solene foi realiza também na quinta-feira, às 19h, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Outras Notícias