Compartilhar

Consultor fala sobre investimentos culturais na Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 03 de setembro de 2008

Dar continuidade a implantação do Programa Tecnologia SESI Investimentos Culturais e realizar capaci

Dar continuidade a implantação do Programa Tecnologia SESI Investimentos Culturais e realizar capacitação técnica voltada a aprimorar o conceito de investimento em cultura, ligado à responsabilidade social nas empresas. Esse foi o objetivo da visita do consultor em Gestão Cultural do SESI Nacional, Rogério Carnasciali que, oportunamente, conversou com a UNICOM-FIEP.

De acordo com o consultor o programa Tecnologia SESI Investimentos Culturais está sendo implantado, em todo o Brasil, a fim de aproximar a indústria e o industriário às atividades culturais, por intermédio das ações culturais do SESI. A idéia é ir às indústrias para reforçar a informação de que elas podem utilizar incentivos fiscais para patrocinar cultura. 

Carnasciali informou que, dados do Ministério da Cultura registram apenas 1% das empresas brasileiras utilizando os incentivos culturais, estando a Paraíba em penúltimo lugar, quanto aos estados nordestinos que mais têm este tipo de captação de investimento. “A Paraíba está à frente apenas do Rio Grande do Norte quanto à captação de incentivos. Um estado como o Piauí, por exemplo, consegue captar um número muito maior de recursos, via Lei de Incentivos à Cultura, que a Paraíba”, revela.

Entre os incentivos disponibilizados para a indústria estão o Programa Nacional de Incentivo à Cultura – PRONAC, o Fundo Estadual de Cultura, esse disponível em apenas sete estados brasileiros, sendo a Paraíba um deles. E, em Campina Grande também existe, a exemplo de outras cidades, o Fundo Municipal de Cultura. A cidade, portanto, possui incentivos culturais nas três esferas, no entanto, as indústrias locais pouco têm utilizado esse mecanismo. “Desde o lançamento do programa, em outubro do ano passado, já visitamos 114 empresas, em 14 estados brasileiros. Na Paraíba, foram visitadas, neste primeiro momento, as empresas Coteminas em João Pessoa e Campina Grande e também a Chesf. E, a aceitação tem sido muito boa”, disse o consultor. 

O consultor em Gestão Cultural do SESI Nacional a Paraíba, Rogério Carnasciali conclui que, por ser a Paraiba responsável por íncones de valor cultural riquíssimos, a exemplo de Pedro Américo, José Américo, Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, além de sítios arqueológicos com mais 40 mil anos, entre outros valores, isso justifica o fato de ser este um estado à frente, quanto a disponibilidade
de incentivos à cultura.

 

Outras Notícias