Convênio SESI Indústria do Conhecimento é assinado na FIEP

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de março de 2007

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Diretor Regional do SESI, Francisco Buega Gadelha, e o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, assinaram hoje pela manhã, o convênio SESI Indústria do Conhecimento.

A solenidade de assinatura aconteceu no 6º andar da FIEP, e reuniu representantes da Federação, Secretários da Prefeitura e demais autoridades de Campina Grande. Participaram como testemunhas da assinatura do convênio o Conselheiro do SESI, Fernando Marques e o Secretário de Administração da Prefeitura Municipal, Constantino Soares Souto.

O SESI Indústria do Conhecimento é um centro tecnológico, com mecanismos de acesso ao conhecimento, que promove a inclusão digital, pelo acesso à Internet, melhorando a qualidade da educação básica, à medida que possibilita, aos alunos e professores, o acesso a fontes de informação estruturadas e diversificadas. Trata-se de um espaço de acesso à informação, no qual a sociedade, numa perspectiva de educação ao longo da vida, tenha condições de sistematizá-la e apropriá-la como conhecimento.

Em Campina Grande, o centro será instalado no Parque da Criança, no antigo orquidário, através da parceria com a Prefeitura Municipal, com estrutura formada por um acervo de aproximadamente 1.300 exemplares impressos, dez mil títulos em mídia eletrônica, cem títulos em DVD e CDs, cem títulos na gibiteca, um jornal local e três periódicos, além de dez computadores com acesso à Internet.

O Projeto foi lançado de forma pioneira pelo SESI da Paraíba, e Buega Gadelha, afirma que proprocionará uma maior aproximação com a sociedade. "O Sesi Indústria do Conhecimento é uma necessidade que nós vinhamos sentindo há muito tempo, o espaço proprocionará uma interação maior com a sociedade visto que nós vamos implementar através da parceria do SESI e a Prefeitura de Campina Grande, um equipamento que vai ter toda uma interatividade com a sociedade, e que vai permitir as pessoas conhecerem mais a nossa instituição e utilizar tudo aquilo que ela oferece em prol do trabalhador, sobretudo do industrário, e da sociedade como um todo", destacou.

A meta do SESI é implantar 100 módulos do projeto, em municípios de todo o território nacional, facilitando o acesso à informação disponível na mídia impressa e eletrônica. Na Paraíba, será implantado nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Sousa, e numa segunda etapa vai contemplar Guarabira, Patos e Cajazeiras.

Para o Prefeito Veneziano a parceria entre a FIEP e a PMCG é positiva, ele falou sobre o alcance das Ações do SESI Indústria do Conhecimento."Campina Grande vai ser comtemplada com mais um equipamento que oferecerá uma multiplicidade, ou alguns projetos muito interessantes, vamos ter uma biblioteca, uma gibiteca, um espaço lúdico oferecido num projeto singelo, mas que tem um grande alcance, porque o público que visita o Parque da Criança, aqueles que são freqüentadores assíduos, e aqueles que passarão também a ter a oportunidade de frenquentar, para visitar e conhecer esse novo espaço serão agraciados com essa idéia, afirmou.