Compartilhar

Cooperativa é primeiro negócio incubado pelo projeto ViraVida

Por Assessoria de Imprensa SESI - Publicado 28 de maio de 2010

Neste mês de maio, foi lançada a Cooperativa de Fardamento de Jovens Empresários de Fortaleza, prime

Jovens que estavam em situação de risco se tornam empresários com a produção de uniformes 

Neste mês de maio, foi lançada a Cooperativa de Fardamento de Jovens Empresários de Fortaleza, primeira incubada no projeto, que atuará com a produção de uniformes. São 21 cooperados originários dos cursos de Costura Industrial em Moda Praia e Moda Íntima, Criação & Moda, Comunicação Digital e Produção de Eventos, ministrados por instituições como o Sesi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cooperativa é o primeiro negócio incubado pelo projeto ViraVida, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi e que conta com a parceria do Sebrae.

De acordo com Catarina Sabino, coordenadora do projeto no Ceará, de janeiro a abril, os membros da cooperativa tiveram acesso a consultorias onde foram abordados os aspectos mercadológicos do empreendimento. Ainda segundo ela, em junho, os cooperados irão definir o valor da cota inicial, que deverá ser paga em 24 vezes. Também no segundo semestre inicia-se a produção dos uniformes, enxovais para restaurantes e estabelecimentos de hospedagem. “A cooperativa ficará incubada por dois anos. Neste período, os jovens receberão consultorias práticas e teóricas em gestão financeira, cooperativismo, qualificação em produção, entre outros”, disse.

Todos os jovens empresários se formaram na primeira turma do projeto e optaram por seguir o viés do empreendedorismo, opção oferecida no ViraVida pelo Sebrae. A presidente da cooperativa é Joice Silveira, de 21 anos. Ela passou recentemente no vestibular para Pedagogia e será a primeira pessoa da família dela a cursar universidade. “A criação da cooperativa surgiu durante o curso e foi ganhando força até chegar a sua inauguração. O planejamento foi feito a longo prazo”, comemora Joice.

Antes dos jovens optaram pela fabricação de uniformes, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) fez uma pesquisa de mercado para identificar os nichos de mercado mais promissores em Fortaleza. “O levantamento demonstrou que existem, na capital cearense, poucas lojas de produção de fardamento. Além da questão da baixa concorrência, observou-se que é baixo o custo com tecido, já que para a confecção de uniformes e enxovais, o pano utilizado é praticamente o mesmo”, afirmou. A idéia é que até o fim de 2010 a cooperativa tenha contratos fechados.

O Projeto ViraVida está implantando em sete cidades: Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN), Belém (PA), Brasília (DF), Teresina (PI) e Salvador (BA). O ViraVida encontra-se em fase de implantação em Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR). A segunda fase da experiência piloto deverá ampliar a área de abrangência e o número de beneficiados. A meta é atender 1,6 mil jovens e adolescentes até o fim de 2010, quando o ViraVida estará também no Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, e São Paulo.

Serviço:

Assessoria de imprensa Sesi: 
Jair Pereira – () 9131- 4777/8118-9638
Regina Xeyla – () 9968- 5656
Fernando Bandeira – () 8624- 2392 
Assessoria de imprensa SDH:
Tatiara Lima – () 2025-9494 / () 8133-3833
[email protected]

Outras Notícias