Funcionários da empresa Têxtil Coteminas, em Campina Grande, estão sendo capacitados por um Curso Básico de Libras (Lingua Brasileira de Sinais), com carga horária de 15h/aula. O curso está sendo ministrado todas as segundas-feiras, nas instalações da própria empresa.
A ação é promovida pelo SESI, através do Projeto de Inovação Social para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais à demanda da Indústria. O objetivo do curso é viabilizar a comunicação entre os colaboradores, ouvintes e não ouvintes.
A turma com 30 alunos, dos quais sete são portadores de necessidades especiais, tem como instrutor o coordenador da Associação de Surdos de Campina Grande, José Thiago Ferreira Belo. Também compõe o grupo, pessoas que lidam com estes portadores de necessidades especiais na empresa, entre os quais estão secretários e supervisores que, necessitam de uma comunicação eficiente.
A colaborada da Coteminas Suênia Rocha, que está participando das aulas, ressaltou a importância dessa iniciativa para a empresa. “É muito gratificante poder se comunicar com todos, sem exceção. O curso também está ajudando os próprios surdos a se fazerem entender melhor, muitos deles não conheciam nenhum tipo de linguagem para se comunicar”, pontuou.
A utilização da Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir o atendimento das necessidades, anseios e expectativas de quem não pode se expressar pela fala. Sendo mais uma forma expressiva no exercício da cidadania.
Texto colaboração: Fernanda Medeiros