Educação, Saúde e Esportes no SESI de Bayeux
Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 20 de maio de 2008
Desde o mês de fevereiro deste ano, estão funcionando no Centro de Atividades Corálio Soares de Oliv
Desde o mês de fevereiro deste ano, estão funcionando no Centro de Atividades Corálio Soares de Oliveira, do SESI em Bayeux, 06 turmas de Tempo Integral. O projeto que teve início no Centro, hoje está sendo aplicado nas escolas do SESI Sousa, Patos, e no segundo semestre em Rio Tinto.
São atendidos 131 alunos, do 1º ao 5º ano, (que equivale da alfabetização a 4ª série), que além do ensino regular participam de atividades culturais como aula de música, artes plásticas e cênicas e ainda de atividades físicas, como natação e futsal, e ainda participam de atividades extracurriculares como visitas a parques e fazendas. Os alunos chegam a Escola às 07h30 e permanecem até às 15h, no local eles assistem as aulas, almoçam e praticam atividades esportivas.
Todas as ações da Escola de Tempo Integral são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por professores, psicólogos, pedagogos e nutricionistas.
“Nossa Escola oferece um currículo contextualizado, onde além das atividades da grade curricular nossos alunos são beneficiados com o esporte, que contribui com o desenvolvimento intelectual delas. Apesar de estarmos há apenas alguns meses com a Escola de Tempo Integral, já percebemos a melhoria do comportamento dos nossos alunos, bem como o aprendizado”, afirmou a gerente do CAT – Corálio Soares de Oliveira, Débora Alverga.
No CAT, os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA do CAT ainda participam de projetos de Responsabilidade Social, em parceria com o CEFET, onde reaproveitam o óleo de cozinha para a fabricação de sabão. Através do Projeto são realizadas campanhas junto à comunidade, que aprendem a técnica de reaproveitamento e acaba ganhando dinheiro com a venda do sabão.
Programa de Esportes e Lazer da Cidade – PELC
Com o apoio do Ministério dos Esportes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bayeux, o CAT Corálio Soares de Oliveira, proporciona através do Programa de Esportes e Lazer da Cidade – PELC, a prática esportiva para 400 crianças do município.
São oferecidas diversas modalidades, entre elas, judô, futsal, e ginástica para idosos, as aulas acontecem durante toda a semana, nos turnos manhã, tarde e noite no Centro de Atividades e numa escola municipal.
O Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC, que visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas consideradas de risco social.
O programa sintetiza duas ações: a primeira, envolvendo todos os segmentos (criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, pessoas com deficiência e necessidades educacionais). Já segunda é específica para atendimento da faixa etária a partir de 45 anos, denominada “Projeto Vida Saudável”.
Com o objetivo de democratizar o acesso às políticas públicas para o setor, reconhecendo e tratando o esporte e o lazer como direito social, o programa desenvolverá as atividades em Núcleos de Esporte e Lazer, espaços de convivência social do município, onde as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas. Na Paraíba, o programa será desenvolvido em parceria com o SESI e as Prefeituras Municipais, onde quatro núcleos serão instalados, sendo dois em Campina Grande (Ginásio “O Meninão” e Escola do SESI Roberto Simonsen) e em Bayeux (Escola Municipal e SESI de Bayuex). À princípio, a meta no Estado é beneficiar cerca de 1600 usuários do programa, sendo 400 em cada núcleo instalado.
“A nossa proposta é levar de forma gratuita o esporte até aquelas pessoas que não podem pagar para praticar um a modalidade. Além de fornecermos as instalações físicas do SESI, nossos profissionais ainda fazem todo o acompanhamento dos praticantes, destacou”, disse a gerente do CAT, Corálio Soares de Oliveira, Débora Alverga.
Informações: ()3232-1914.