Educação básica x Educação Profissional: Alinhamento com a indústria

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 16 de agosto de 2007

Educação básica associdada à educação profissional
Inseridos em um mercado globalizado e, portanto, competitivo, qual o profissional que não gostaria de ser capacitado nos segmentos das educações básica e profissional, simultaneamente? Afinal, as duas formações, em um curto espaço de tempo, aumentariam as chances de angariar “um lugar ao sol”. Essa é a visão do Projeto EBEP SESI/SENAI: Alinhamento com a Indústria, que no dia 20 de agosto, às 16h, no SENAI de Construção Civil de Bayeux, estará realizando a aula inaugural para 32 novos alunos.

O projeto compreende a concepção, desenvolvimento, aplicação e validação de modelo de ação para a oferta de educação básica, com educação profissional pelo SESI e SENAI da Paraíba. Atualmente, 64 trabalhadores da indústria paraibana já estão inseridos no projeto que, além da educação básica oferece, paralelamente, o curso profissionalizante de gerenciamento de obras para a construção civil.

Com perspectivas de ampliar a iniciativa, o SESI realizará, em 2008, uma pesquisa de identificação das necessidades do mercado industrial da Paraíba, quanto à formação do trabalhador, em aproximadamente 20 empresas dos segmentos de impressão gráfica, minerais não-metálicos, construção civil, têxteis, produtos alimentícios, produtos químicos, calçados, vestuário, localizadas em Campina Grande, João Pessoa, Bayeux e Rio Tinto.

Através da capacitação de 40 técnicos do SESI e SENAI da Paraíba, o projeto desenvolverá cursos de educação básica, articulada com a educação profissional, atendendo, à princípio, os alunos no período de 18 meses, conforme demanda levantada.