Compartilhar

Empresários e gestores de RH participam de Fórum realizado pelo SESI que debate a gestão da Saúde e Segurança no ambiente de trabalho

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 06 de novembro de 2019

Evento reuniu especialistas das áreas de Promoção da Saúde e SST

Depois de reunir representantes de empresas da região metropolitana de João Pessoa para discutir sobre a Promoção da Saúde e Segurança, o SESI realizou na noite desta quarta-feira (6), no auditório da Federação, em Campina Grande, o Fórum Saúde e Segurança.

O evento que reuniu empresários, e gestores de RH de empresas de diversos municípios a exemplo de Itaporanga, Patos e Campina Grande foi aberto pelo vice-presidente da FIEP e diretor da Coteminas, Magno Rossi, que falou sobre a necessidade das empresas mudarem, no sentido de manter uma gestão eficiente da Saúde e Segurança.

“O objetivo desse Fórum é sensibilizar os representantes de empresas, para esse novo modelo de gestão, onde não devemos mais analisar a segurança apenas como obrigação, porque segurança e saúde estão atreladas, e isso tudo depende do ambiente de trabalho, dos hábitos dos colaboradores", disse ele.

A programação do Fórum Saúde e Segurança girou em torno do tema “Reduzir Riscos e Custos, Investindo em Promoção da Saúde e Segurança”. O evento reuniu especialistas das áreas de Promoção da Saúde, e Segurança e Saúde do Trabalho, como o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Edwar Abreu Gonçalves que abordou sobre o tema “Segurança e Saúde do Trabalho no Direito Brasileiro: Aspectos Constitucionais, Legais, Normativos e Jurisprudenciais, de questões polêmicas e atuais atinentes as responsabilidades legais pela prevenção de acidentes do trabalho e promoção da saúde ocupacional”.

E o médico especialista em medicina do trabalho e em Gestão de Saúde, Gustavo Nicolai que proferiu palestra sobre o tema “Modelos e Processos para Segurança e Saúde no Trabalho voltados para as temáticas e desafios atuais dos profissionais prevencionistas e indústrias brasileiras”.

A médica, especialista em medicina do trabalho e diretora administrativa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Gabriela Oliveira, falou sobre  “Os Desafios da Integração Ocupacional, Assistencial e Promoção da Saúde, além do ambiente de Trabalho. Como Fazer?”.

A palestrante explicou como fazer a integração da promoção da saúde, com os demais setores, dentro de uma empresa. “Para fazer essa integração, é preciso criar uma cultura dentro da empresa, e o gestor tem que ter a visão da promoção e da prevenção. A gente sabe que a realidade de muitas empresas não é essa. Ela quer remediar a situação, uma vez que já ocorreu o acidente, isso porque o trabalhador está adoecido, o empresário quer criar paliativos. Mas ele tem que entender que é preciso controlar os fatores de riscos, e manter a prevenção, para garantir que os trabalhadores permaneçam saudáveis. E é neste momento que entra a promoção da saúde, que tem o objetivo de monitorar o trabalhador por meio de atividades de gestão, para evitar que ele adoeça ou que perca a qualidade de vida devido a um adoecimento crônico. E isso é feito justamente por meio de um monitoramento das doenças crônicas não transmissíveis que hoje são as maiores causadoras de afastamentos, e de incapacidade na aptidão do trabalhador”, afirmou a médica.

A programação do Fórum foi encerrada com uma mesa redonda, onde os especialistas debateram sobre os temas das palestras realizadas durante o evento.

O SESI é referência nacional na área de gestão da saúde e segurança do trabalho (SST). A área de SST do SESI atende 50 mil indústrias e beneficia mais de 4 milhões de trabalhadores em serviços de segurança e saúde na indústria. Desde 2017, desenvolve projetos de pesquisa aplicada em segurança e saúde no trabalho em oito Centros SESI de Inovação, nas áreas de prevenção da incapacidade, economia para saúde e segurança, ergonomia, sistemas de gestão, longevidade e produtividade, higiene ocupacional, fatores psicossociais e tecnologias para a saúde. Já através da Promoção da Saúde o SESI apresenta soluções que variam entre assessoria e consultoria exclusivas para as empresas garantirem mais produtividade para os trabalhadores que, consequentemente, levarão a resultados expressivos para os negócios.


Outras Notícias