Compartilhar

Escola da Paraíba se classifica no PSQE

Por Syusk Santos e SESI Nacional - Publicado 22 de janeiro de 2008

Colégio da rede particular de ensino, localizado no município de Bayeux, a 7,5 km da capital paraiba

 

Cerca de 400 alunos: o sucesso do Zepires
Cerca de 400 alunos: o sucesso do Zepires
O segundo selo de escola solidária 2007/2008, não foi a única conquista do Colégio Zé Pires, localizado no município de Bayeux, a 7,5 km da capital paraibana. A unidade educacional, que esteve entre as 64 escolas do Estado inscritas no Prêmio SESI Qualidade na Educação - PSQE, foi uma das selecionadas em todo o Brasil, única na Paraíba, da categoria 1 (escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos), durante a primeira fase do prêmio. O que significa, na prática, que o colégio está entre os 50 melhores do país. Para concorrer à competição, em nível nacional, as escolas se inscreveram até o dia 14 de dezembro de 2007.

Responsável pela educação de quase 400 alunos, do primeiro ciclo do ensino fundamental ao médio, o Colégio Zé Pires, cuja denominação homenageia seu fundador, José Pires Sobrinho, é tradição no município, desde 1955. Agora, a escola se prepara para representar a Paraíba na etapa nacional do prêmio.

PRÊMIO – A crescente importância da educação na sociedade moderna está fundada na sua identificação como um investimento necessário à expansão do processo democrático e da cidadania, ao mesmo tempo em que é um instrumento capaz de assegurar progressos tecnológicos e o aumento da produtividade no trabalho.


A escola de qualidade, neste contexto, exerce um papel insubstituível como lócus do processo de ensino-aprendizagem do aluno, especialmente quando ele aprende aquilo que é útil para sua convivência e participação na sociedade. Com essa visão, o Serviço Social da Indústria promove o Prêmio SESI Qualidade da Educação (PSQE) edição 2007/2008.

Voltado para a melhoria da educação básica, o PSQE é uma iniciativa dos empresários do setor industrial, em parceria com a Unesco e Movimento Todos pela Educação, e se estende a todas as escolas de ensino fundamental e médio, públicas, privadas e da Rede SESI de Educação.

A intenção é promover a busca da excelência na educação a partir de critérios fundamentais, como prática pedagógica, gestão escolar e ambiente educativo. Além disso, o Prêmio busca incentivar a reprodução de experiências bem-sucedidas na educação brasileira.

Com o PSQE, o SESI quer prestar o devido reconhecimento a todas
as instituições que fazem o Brasil crescer com ensino de qualidade.

 

 

Outras Notícias