No dia Mundial da Saúde, comemorado ontem 07/04, as Educadoras, Maria José e Suely do Centro de Zoonozes de Campina Grande proferiram uma palestra sobre a Dengue na Escola Manoel Francisco da Motta do SESI, em Bodocongó. Na ocasião alunos e familiares foram orientados sobre a necessidade de combater a doença, que vem causando a morte em todo o país.
Na ocasião, as educadoras explicaram para os participantes que a dengue é como uma virose, que, quando sintomática, caracteriza-se por um quadro clínico de febre aguda, que pode evoluir para quadros mais graves como a síndrome de choque da dengue ou febre hemorrágica. Elas lembraram ainda que o vírus da dengue é transmitido aos seres humanos através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.
As representantes do Centro de Zoonozes utilizaram uma metodologia bastante diversificada para explicar a doença, utilizaram filmes, distribuíram revistas, e fizeram demonstrações práticas de como identificar o mosquito Aedes aegypti, durante a fase larvar e adulta.
A Diretora da Escola, falou da importância da palestra para a criação de práticas saudáveis nos alunos e seus familiares. "A participação dos familiares do nosso alunado como multiplicadores no controle do Aedes aegypti tem como principal objetivo não apenas o controle da dengue, como também o desenvolvimento, as atitudes e práticas saudáveis, pois melhoram a higiene do ambiente doméstico. Nesta abordagem, está implícita a idéia de que o desenvolvimento da conscientização a respeito do problema do Aedes aegypti pode levar ao reconhecimento de outros problemas comunitários, como a coleta de lixo deficiente e abastecimento de água irregular. O processo de aprimoramento dos serviços mencionados deveria contribuir para a redução dos habitats das larvas e dos níveis de infestação pelo mosquito", ressaltou Izabel Nóbrega, Diretora da Escola Manoel Motta.
Escola do SESI discute o Combate a Dengue
Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 08 de abril de 2008
No dia Mundial da Saúde, comemorado ontem 07/04, as Educadoras, Maria José e Suely do Centro de ZoonOutras Notícias