Compartilhar

Escola do SESI fica acima da Meta Nacional na Prova Brasil 2007

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 10 de julho de 2008

Comprovando o compromisso que tem com a educação de qualidade oferecida ao trabalhador da indústria
Comprovando o compromisso que tem com a educação de qualidade oferecida ao trabalhador da indústria e aos seus dependentes, o SESI da Paraíba, mais uma vez se destaca na avaliação da Prova Brasil. Depois de se classificar em primeiro lugar entre as melhores escolas do Sertão da Paraíba, com uma média de 4,2 em 2005. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista Gambarra, anexo do SESI na cidade de Sousa, teve uma média de 5,2 na Prova Brasil 2007, superando a Meta Nacional estipulada pelo Ministério da Educação e Cultura que foi de 4,2, e se aproximou da meta nacional sugerida pelo MEC para 2019, que é de 6,0.
 

Com a média conquistada a Escola mais uma vez foi classificada em 1º lugar entre as escolas do Sertão da Paraíba, e ficou na 6ª colocação na Paraíba. Participaram da avaliação 28 alunos, da 4ª série, que fizeram provas das disciplinas de português e matemática.
 
“Apesar das dificuldades que enfrentamos, um resultado como este só nos dá a certeza de que tudo é possível quando se tem o desejo e a vontade de mudar. Com a ambiência acolhedora que temos, somada a uma nova gestão escolar participativa, certamente atingiremos outras metas, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade da educação em todos os segmentos”, destacou a Coordenadora de Educação do Centro de Atividades José de Paiva Gadelha, Kátia Shirley.
 
A Prova Brasil avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). As questões foram elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além das provas, os alunos responderam a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.
 
Os resultados da Prova Brasil, são utilizados para fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
Conheça a Prova Brasil
 
A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb. A Prova Brasil é censitária. Por esta razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas também para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.
 
Uma vez que a metodologia das duas avaliações é a mesma, elas passaram a ser operacionalizadas em conjunto, desde 2007. Como são avaliações complementares, uma não implicará na extinção da outra.
 
A Prova Brasil é feita por todos os alunos de escolas públicas urbanas de 4ª e de 8ª série. Já o Saeb é feito por alguns alunos selecionados estatisticamente de 4ª e de 8ª série do Ensino Fundamental das redes particulares e rural e de 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular, de área urbana.
 
Informações sobre a Escola pelo telefone: () 3522-2828.

Outras Notícias