
O encontro de uma geração que não teve a oportunidade de vivenciar os antigos carnavais de Campina Grande com o passado que desperta o encantamento pelas tradições das manifestações culturais. Essa foi a experiência proporcionada aos estudantes da Escola SESI, que visitaram a exposição ‘Carnavalense: Memórias do Carnaval Campinense’, no SESI Museu Digital, na tarde desta quarta-feira (19). O grupo abriu o calendário de visitação de escolas à exposição que, ao longo desta semana, vai receber mais de 500 alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Eliane Victor, proporcionar essa vivência é importante para que os estudantes possam sair do espaço físico da escola e interagir com os elementos que ajudam a contar a história da cidade, em uma perspectiva interdisciplinar. “Ao visitar a exposição, podemos associar a teoria à prática e perceber melhor as transformações culturais, sociais e econômicas que Campina Grande passou, fazendo uma linha do tempo para entender o que mudou e o que permaneceu em nossa essência”, ressaltou.
Para o estudante Mateus Izidoro, de 11 anos, essa foi a primeira vez que ele se deparou com o termo “Micarande”, o carnaval fora de época que marcou a história de Campina nos anos 90 e na primeira década dos anos 2000. Diante desse fragmento da história, acessado a partir do acervo digital da exposição, Mateus pode fazer uma viagem no tempo, passeando pela história dos carnavais da cidade. “Aqui eu aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre o Carnaval da minha cidade. Foi muito legal. Vou chegar em casa com muitas novidades”, disse o estudante.
Esse dinamismo intergeracional, facilitado pela tecnologia, é, segundo a gerente de cultura do SESI Paraíba, Celênia Macêdo, uma oportunidade para que a memória da cidade não se perca e possa ser perpetuada. “O mundo é história! A gente precisa saber de onde veio e para onde vai. Entendendo que a cultura é dinâmica, através dessa exposição, as crianças e jovens, que não viveram os antigos carnavais de Campina Grande, podem não somente conhecer sobre ele, como relacionar esse tempo às transformações pelas quais passamos e dialogar, uns com outros, com os professores e com as famílias, sobre essa renovação da história”, frisou.
Visite a Carnavalense!
O incentivo à visitação de escolas ao SESI Museu Digital é uma forma de promover a educação, por meio do acesso à cultura. Além dos estudantes, a exposição é aberta para o público em geral que deseja conhecer ou relembrar a história do Carnaval, em Campina Grande.
Para os interessados, o SESI Museu Digital funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada dos últimos grupos ocorre até 30 minutos antes do encerramento das atividades e a exposição ficará aberta ao público até o dia sete de março.
Para visitas em grupo, como é o caso das escolas, o agendamento deve ser feito por meio do telefone (83) 3099-0482 e do WhatsApp (83) 98115-4894.
Texto/Colaboração | Eloyna Alves