Escolas do SESI realizam Mostra para divulgar produção científica dos alunos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de outubro de 2019

O tema da Mostra foi “A Robótica Como o Futuro da Educação”

Neste fim de semana, a produção científica dos alunos das Escolas de Ensino Médio do SESI, Corálio Soares de Oliveira, na cidade de Bayeux e João Rique Ferreira, em Campina Grande foi apresentada para visitantes, durante a Mostra de Iniciação Científica – MIC.

O evento realizado pela Gerência Executiva de Educação do SESI contou com o envolvimento de alunos, professores e coordenadores das Escolas da instituição. O objetivo foi enriquecer e dinamizar a aprendizagem/ensino conforme previsto em edital.

O tema da Mostra foi “A Robótica Como o Futuro da Educação”, e reuniu projetos nas áreas de Ciências, Engenharia, Matemática e Tecnologia.

A programação na cidade de Bayeux aconteceu na sexta-feira, 25/10, no ginásio de esportes da Escola, e foi aberta com uma palestra sobre “Empreendedorismo Estudantil”. Participaram da Mostra da Escola Corálio Soares de Oliveira, mais de 300 alunos, que estiveram envolvidos na divulgação de experimentos, apresentações de projetos, e ainda numa demonstração de Robótica. Durante o evento foram realizados ainda minicursos sobre a modelagem 3D, e também sobre a importância da atividade física, para alunos do ensino médio.

A Mostra recebeu a visita de cerca de 400 visitantes, entre familiares dos alunos e membros da comunidade.

Já a Mostra de Iniciação Científica da Escola de Ensino Médio da Escola João Rique Ferreira, aconteceu no sábado, dia 26/10, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP.

Em Campina Grande a programação recebeu uma média de 500 visitantes, para acompanhar as apresentações dos projetos desenvolvidos por mais de 250 alunos do SESI.

Na abertura do evento houve palestra proferida pelo Prof. Dr. José Nilton Silva, diretor do Parque Tecnológico da Paraíba - PaqTcPB), com o tema: “Tecnologia, inovação e protagonismo dos jovens na pesquisa científica”.

Em parceria com a UNIFACISA foi ofertado para os alunos um minicurso “Individualidade genética e dermatoglifia aplicada ao desempenho físico”, com o Professor Me. Felippe Barbosa e o Prof. Dr. Nailton Albuquerque Filho. Os alunos também apresentaram trabalhos desenvolvidos através de exposição oral no auditório da FIEP e pôsteres no hall de entrada da Federação.

A mostra foi encerrada com a premiação dos projetos selecionados como destaque pela comissão externa de avaliação do evento. Entre eles: o “GUIDI – Por uma inclusão digital dos idosos: a descoberta de um novo mundo” orientado e desenvolvido pela professora Morgana Guedes; O “S.I.D. BIOCHIPS: Uma Maneira de melhorar a Saúde da Sociedade” orientado e desenvolvido pelos professores Lauro Leal e Fernanda Sales; “Contribuições matemáticas para a nanotecnologia” orientado e desenvolvido pelo professor Carlos Alberto e “PROJETO PROGÊNIOS: Game Design e o ensino-aprendizagem em genética” orientado e desenvolvido pela professora Raissa Azevedo.