Compartilhar

Educação

Escolas SESI e SENAI da Paraíba trabalham juntas pela educação do futuro

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 15 de março de 2022

Hoje, 15 de março,  SESI e SENAI reforçam o compromisso com as escolas que preparam os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo neles a cultura da inovação e empreendedorismo. 


No território nacional, o Dia da Escola é comemorado em 15 de março e representa o empenho para o ensino e aprendizagem da comunidade. Nesse viés, as Escolas do SESI e do SENAI da Paraíba contribuem para o desenvolvimento educacional e técnico de adolescentes, jovens e adultos mirando na educação do futuro, oferecendo os mais tecnológicos equipamentos, laboratórios e projetos para essa missão.

A unidade de Campina Grande da Escola SESI prepara e forma o aluno com a visão e o poder de autonomia para seguir suas próprias escolhas com metodologias inovadoras e estruturas modernas oferecidas pela escola. A escola possui o setor psicológico, servindo como suporte para os estudantes da unidade com o projeto “Oficina das Emoções”, além de contribuir para a melhoria do aprendizado e do desenvolvimento cidadão do aluno. “A Escola SESI tem como um princípio educativo a formação integral do sujeito em todas as esferas: acadêmica, social, familiar e profissional”, aponta a diretora da unidade, Alessandra Sousa. 

A metodologia aplicada na Escola SESI, STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math) trabalha Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática de forma transdisciplinar, com avaliação e ensino integrado em todas as áreas. De acordo com o método de aprendizagem ativo com participação em discussões, criação de soluções e interações, os alunos são os protagonistas de seus conhecimentos e a escola possibilita esse caminho, com laboratórios e projetos que reforçam a aprendizagem prática.

Com esse objetivo, o laboratório de robótica desenvolve as competências tecnológicas e o trabalho em equipe e prioriza as metodologias ativas e práticas integradas com outras áreas do conhecimento. O laboratório de informática, também busca incorporar outras áreas de conhecimento com a tecnologia, como a engenharia, ciências da natureza e ciências exatas, e a integraliza com outros laboratórios da unidade: laboratório maker, laboratório de ciências da natureza, laboratório de matemática e o laboratório Enem e o laboratório de iniciação científica.

O laboratório de iniciação científica, LIC, é um dos projetos que a Escola SESI oferece para os alunos em associação a FEBRACE, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia).  O objetivo do laboratório é o desenvolvimento de pesquisas e soluções de problemas voltados à área de ciências, engenharia, inovação e humanas. Para a diretora da Escola SESI de Campina Grande, os resultados socioemocionais de acordo com a implementação de laboratórios e projetos da escola, são muitos, “em números, temos premiações na FEBRACE e na MostraTEC, além de medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas do Futuro, de onde também tivemos um aluno com redação nota mil”, explica Alexsandra Sousa.

No SENAI, as escolas preparam os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo neles a cultura da inovação e empreendedorismo para que os jovens sejam protagonistas da sua história e consigam ingressar nas empresas com excelência. As unidades escolares oferecem também espaços modernos, equipamentos de última geração e laboratórios que estimulam a criatividade e o desenvolvimento de soluções para a indústria. 

Portanto, no Dia da Escola, o SESI e o SENAI da Paraíba reverenciam esses espaços como a porta de entrada para o futuro do trabalho e da indústria.  

Texto/Colaboração: Laura Almeida 

Outras Notícias