No último dia 20 de setembro, foi realizado na Escola José de Paiva Gadelha, do SESI, na Cidade de Sousa, o I Café Filosófico. Durante a programação a professora do SESI, Denise da Silva Ramos, a psicóloga escolar, social e clínica, Samara Pereira de Sousa e o professor da UFCG, campus de Cajazeiras, Antunes Ferreira da Silva, que é pesquisador do irracionalismo e pessimismo de Arthur Schopenhauer, debateram sobre o tema “Morte”.
A primeira edição do Café Filosófico reuniu alunos do Programa de Educação Básica articulada com a Educação Profissional – EBEP, do SESI, da cidade de Sousa e alunos do 1º ano da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETS, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
O evento é resultado de um projeto desenvolvido pelo professor, do EBEP, Cícero Maxciel, e tem como objetivo desenvolver a prática de debates e reflexões fora da sala de aula, facilitando aos alunos o acesso a temas que são do domínio da filosofia, da sociologia, da arte, da antropologia e de outras áreas do saber, ampliando assim, o conceito de formação filosófica e sociológica como sendo também uma prática exercida no cotidiano. A proposta é ampliar o evento para as demais escolas do SESI na Paraíba.
No EBEP os alunos recebem a formação da Educação Básica pelo SESI, com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação, tendo acesso a disciplinas nas áreas do conhecimento em educação tecnológica básica, compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, da língua portuguesa como instrumento de comunicação e, principalmente, do conhecimento relacionado ao mundo do trabalho.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3522-2828.