
Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba sediou o Encontro Regional de Segurança e Saúde do Trabalho, realizado como parte das ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT 2025) no estado. O evento, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE/PB), em parceria com a FIEPB e SESI, também integra o movimento Abril Verde, que há cerca de 11 anos mobiliza empresas e instituições em prol da saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho.
O evento reuniu, em Campina Grande, especialistas e representantes de entidades e instituições de diferentes setores para dialogar sobre as principais ameaças à saúde física e mental dos trabalhadores, com foco na prevenção e na promoção de uma cultura organizacional baseada na segurança do trabalhador.
Na palestra de abertura, o auditor fiscal do trabalho, Jeferson Toledo, que integra o Grupo Especial de Fiscalização Móvel para combate ao trabalho escravo no país, fez uma apresentação sobre a importância da promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, trazendo relatos do ponto de vista da fiscalização nos recentes casos de trabalho análogo à escravidão no estado, e detalhou a atuação do Ministério do Trabalho no enfrentamento dessa realidade.
Durante sua apresentação, Jeferson compartilhou dados sobre o aumento no número de trabalhadores resgatados em condições de trabalho degradantes e enfatizou a necessidade da atuação conjunta entre entidades para enfrentar esse problema. “Momentos como esse (evento), são espaços de conscientização coletiva. O combate ao trabalho degradante não pode ser feito apenas pela inspeção do trabalho, é um desafio que exige uma rede de proteção e o engajamento de toda a sociedade. Informar é o primeiro passo para romper com esses ciclos de exploração”, afirmou.

Ao falar sobre a importância do debate, o gerente executivo de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Paraíba, Sávio Freire, destacou que o evento foi um marco importante dentro da agenda do Abril Verde, pois reforçou a postura da FIEPB de não compactuar com práticas que expõem trabalhadores a condições degradantes. “O presidente da federação, Cassiano Pereira, fez questão de abrir as portas da instituição para esse debate. Essa discussão de temas tão sensíveis reafirma que a FIEPB está comprometida com a ética e o respeito à dignidade do trabalhador, e como entidade representativa do setor industrial, se mostra contra qualquer prática de exploração”, ressaltou.
O auditor fiscal do trabalho, Carlos Emmanuel Leitão, que chefia o setor de Segurança e Saúde no Trabalho na SRTE/PB, realizou a segunda palestra, trazendo um olhar detalhado da fiscalização do trabalho e sobre a nova abordagem da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que passa a incorporar os riscos psicossociais como parte essencial do processo de gerenciamento de riscos ocupacionais.
“Antes já existia a obrigação de gerenciar todos os riscos no ambiente laboral, mas fatores como estresse, assédio moral e sobrecarga emocional estavam sendo negligenciados. Essa atualização vem em resposta à crescente demanda por saúde mental no trabalho e impõe às empresas um novo olhar sobre sua organização interna”, explicou o auditor fiscal do trabalho.
Carlos também destacou a importância de eventos como o Encontro Regional para transformar a cultura das empresas. “Hoje temos uma cultura do improviso, do não planejamento e do descumprimento das normas. Através de eventos como este, buscamos construir uma nova mentalidade baseada na prevenção, no planejamento e na valorização do trabalhador, difundindo conhecimento para facilitar a aplicação das normas”, pontuou.

O evento representa uma contribuição significativa para a campanha Abril Verde, que este ano tem como tema “Saúde Integral - Ambiente seguro e mente saudável”. Anualmente o SESI participa efetivamente da campanha promovendo ações de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho em todo o estado, e, nesta edição, busca destacar os impactos dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho.
“O objetivo da campanha é eliminar ou, ao menos, mitigar os acidentes de trabalho nas indústrias e empresas brasileiras. Este ano, o SESI inovou ao utilizar metodologias lúdicas, como games interativos, para abordar temas como gerenciamento de riscos, cultura de segurança e saúde mental nas empresas. Temos atuado diretamente nas empresas e estamos promovendo eventos em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, reunindo empresários e trabalhadores para aplicar essa metodologia”, explicou o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/PB, Sávio Freire.
Sávio também destacou que o mês de abril é um período importante para o fortalecimento das ações de prevenção e de aproximação com órgãos e entidades parceiras. “Acreditamos que essas conexões são fundamentais para que o nome do SESI continue sendo atrelado às ações de prevenção de acidentes de trabalho e excelência em saúde e segurança ocupacional”, concluiu o gerente executivo.
O SESI tem desenvolvido uma programação durante o mês de abril, com ações educativas em empresas, iniciativas em parceria com prefeituras e eventos importantes para o esclarecimento da saúde e segurança no trabalho, com o objetivo de promover o conhecimento de forma acessível e fortalecer o papel da indústria na prevenção de acidentes.
Texto/Colaboração | Igor Batista