Compartilhar

Folclore na Indústria do Conhecimento

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 15 de agosto de 2008

No domingo, dia 17 de agosto, as famílias que desfrutam da área de laze do Parque da Criançar poderã
Agosto, mês dedicado ao Folclore Brasileiro: manifestação cultural de crenças e costumes de um povo. Tema explorado em unidades educacionais de todo país. E não poderia ser diferente no Projeto SESI Indústria do Conhecimento, localizada no Parque da Criança em Campina Grande.
 
No domingo, dia 17 de agosto, as famílias que desfrutam da área de lazer poderão assistir, na sede do projeto, a uma série de atividades, desenvolvidas no horário das 9h às 12h. Os protagonistas serão as crianças e adolescentes beneficiados com Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC do Ministério do Esporte.
 
No local acontecerão apresentações de personagens do Folclore Brasileiro, peça teatral sobre o Bomba-Meu-Boi, Roda de Capoeira, Apresentação de Cordel e participação do Grupo de Teatro Heureka, parceiro do SESI Paraíba.
 
PELC - Para o Ministério, o papel ocupado pelo Esporte e o Lazer no mundo contemporâneo não pode ser outro senão o de instância de emancipação de desenvolvimento humano. Por isso é que o Governo Federal criou o Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC, que visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, principalmente, em áreas consideradas de risco social.

O programa sintetiza duas ações: a primeira, envolvendo todos os segmentos (criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, pessoas com deficiência e necessidades educacionais). Já segunda é específica para atendimento da faixa etária a partir de 45 anos, denominada “Projeto Vida Saudável”.

Com o objetivo de democratizar o acesso às políticas públicas para o setor, reconhecendo e tratando o esporte e o lazer como direito social, o programa desenvolverá as atividades em Núcleos de Esporte e Lazer, espaços de convivência social do município, onde as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas. Na Paraíba, o programa será desenvolvido em parceria com o SESI e as Prefeituras Municipais, onde quatro núcleos serão instalados, sendo dois em Campina Grande (Ginásio “O Meninão” e Escola do SESI Roberto Simonsen) e em Bayeux (Escola Municipal e SESI de Bayeux). À princípio, a meta no Estado é beneficiar cerca de 1600 usuários do programa, sendo 400 em cada núcleo instalado.
 

Outras Notícias