Folclore: cultura de um povo
Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 20 de agosto de 2008
Agosto, mês dedicado ao Folclore Brasileiro: manifestação cultural de crenças e costumes de um povo.
Agosto, mês dedicado ao Folclore Brasileiro: manifestação cultural de crenças e costumes de um povo. No dia 22 de agosto, em todo o país, acontecem o ponto alto as comemorações alusivas ao tema. A data foi criada em 1965 por meio de um decreto federal.
Na Paraíba, a Coordenação de Cultura do SESI elaborou uma programação que será desenvolvida ao longo da semana. As unidades do Serviço Social da Indústria no Distrito Industrial de João Pessoa e em Bayeux estão oferecendo oficinas folclóricas, onde participam trabalhadores da indústria e seus dependentes, além da própria comunidade. Estão sendo abordados os temas:
- Técnica Circense- Grupo de Teatro HEURECA, parceiro do SESI/PB;
- Danças Populares- Grupo Oríginis;
- Grafitismo- Com o artista de grafitagem, Tairone.
Este é o segundo ano consecutivo em que a Coordenação de cultura do SESI/PB investe na divulgação do nosso folclore, abrangendo um universo permeado por tradições, lendas e crenças. “O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Portanto, é parte de nossa história”, disse Diana Uchôa, Coordenadora de Cultura do SESI/PB.
DEFINIÇÃO HISTÓRICA - Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração a geração. Muitos nascem de pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores do interior do Brasil.
É importante valorizar e principalmente estimular as novas gerações a preservarem o nosso folclore brasileiro, seja na dança, música, poesia ou pintura, assim a tradição de passar de geração para geração nossas tradições permanecerá.
Colaboração: Noelle Lira