Formação Inicial Por Um Brasil Alfabetizado
Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 11 de março de 2008
A Coordenação de Educação do SESI/PB, está realizando a Formação Inicial do Programa SESI Por Brasil
Ser cidadão alfabetizado nos dias atuais, requer muito mais do que saber ler, escrever e fazer contas. O século XXI exige outros conhecimentos entre eles saber lidar com problemas do cotidiano.
O uso do lápis somente não dá mais conta de saber manusear uma TV e DVD, por meio do controle remoto, acessar caixa eletrônico e se comunicar e interagir via telefonia celular e os recursos do computador.
Estar inserido, na atualidade, no contexto social requer outras aprendizagens significativas que permita ao cidadão o seu processo de inclusão social.
Incluído socialmente é aquele que tem acesso aos recursos da informática e consegue lidar com ela para resolver situações do seu dia a dia. O
combate ao analfabetismo adulto no país foi uma das primeiras prioridades do Ministério da Educação. Majoritariamente, o perfil dessa população é de pessoas mais pobres, mais velhas e moradoras das regiões rurais das grandes cidades do Nordeste.
É com essa visão que a Coordenação de Educação do SESI/PB, está realizando a Formação Inicial do Programa SESI Por Brasil Alfabetizado. Cerca de 80 alfabetizadores de 17 cidades (Areia, Aroeiras, Camalaú, Campina Grande, Dona Inês, Gado Bravo, Monteiro, Soledade, Cruzeiro, Alagoa Nova, Boa Vista, Boqueirão, Fagundes, Massaranduba, Matinhas, Queimadas e Sumé) estão sendo capacitados para alfabetizar, em 2008, mais de sete mil alunos matriculados no Programa.
Em Campina Grande, a Capacitação, com 36 horas/aula, acontece a partir de hoje, 12/3 e se estentde até o dia 14 de março, no Hotel Marc Center – Centro da cidade. As atividades tiveram início às 8h. Neste primeiro dia, a Mestre em Educação, Creuzolita Cavalcante, está ministrando palestra com o tema: “A Educação de Jovens e Adultos: uma prática social possível”. Já nas cidades de Patos e Sousa, Sertão Paraibano, a Formação Inicial acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 e, em Rio Tinto, no litoral, nos dias 25, 26 e 27 ainda deste mês.