A representante veio à Paraíba para participar da Jornada Pedagógica de Educação e Tecnologia do SESI, onde ministrou uma palestra sobre “Direcionadores Estratégicos da Educação e Cultura do SESI”. Mas antes mesmo do evento, a Gerente de Educação do Nacional, visitou a Escola do João Rique Ferreira no Distrito Industrial, em Campina Grande e a Unidade da Indústria do Conhecimento instalada na Empresa Coteminas.
Na Escola, Mara Ewbank conheceu laboratórios de inclusão digital, e de Educação a Distância, as instalações do Projeto Armário do Conhecimento Fixo e conversou com alunos das turmas do EJA, e orientou os concluintes do Ensino Médio da Empresa Alpargatas, a continuarem buscando o conhecimento. “Após a conclusão do ensino médio, não parem de estudar, ter um certificado hoje em dia não é sinônimo de emprego garantido, a capacitação faz toda diferença para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho”, ressaltou Ewbank.
Ainda na Escola, a representante da área de Educação, acompanhou uma apresentação da superintendente do SESI da Paraíba, Lúcia Macedo, que apontou as ações de educação e cultura desenvolvidas pelo Departamento Regional. “ Realizamos mais de 22 mil matrículas em 2011, foram realizados mais de 180 mil atendimentos em Educação. O SESI Paraíba tem como meta se aproximar cada vez mais das indústrias, e para isso lançamos o Projeto Mobilidade de Serviço Estratégico, onde estaremos com 17 unidades móveis, e 08 trailers multimídias oferecendo cursos e ações para os trabalhadores”, disse Lúcia Macedo.
Em 2011, o SESI Paraíba atendeu 80 municípios e 896 empresas/industriais, oferecendo cursos, levando esporte, cultura e mais qualidade de vida para os industriários e seus dependentes.
Após a apresentação, Mara Ewbank e a gerente de educação do SESI Paraíba, Marinalda Adjuto foram visitar a Unidade da Coteminas, onde tiveram acesso ao acervo da biblioteca, e conversaram com os alunos da Educação à Distância da Empresa.
"Pelo que eu vi as ações do SESI na Paraíba estão bem focadas na indústria, e esse é hoje o nosso principal desafio, destaco também uma forte ênfase na educação continuada que também é uma das nossas buscas, que inclusive está presente nos direcionadores estratégicos que a CNI, SESI/SENAI e IEL estão desenvolvendo, a partir deste ano. Mas o que me chama mais atenção é o atendimento que está sendo realizado aqui no Estado com foco nas necessidades locais, mas já com uma perspectiva de ações inovadoras para uma educação continuada a distância, que é um dos nossos propósitos, a gente precisa levar ao trabalhador da indústria a viabilidade de acesso ao conhecimento, da construção continua desse conhecimento à distância”, disse Mara Ewbank.
Informações adicionais através do telefone: () 2101-5355.