Gestores de Escolas Municipais de Campina Grande visitam Indústria do Conhecimento

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 01 de novembro de 2007

Hoje pela manhã, 01/11, cerca de 60 gestores das escolas municipais de Campina Grande tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto SESI Indústria do Conhecimento, que fica localizado no antigo orquidário no Parque da Criança. Depois de tomarem um café da manhã, eles visitaram as instalações do Projeto, que é composta por biblioteca, gibiteca, dvdteca, cdteca, além de uma sala com nove computadores com acesso à internet, e assinaturas de jornais locais e revistas.

A coordenadora de Educação do SESI, Fátima Cunha, falou sobre o objetivo da visita. "Estamos apresentando a Indústria do Conhecimento para os gestores da rede municipal de ensino com a finalidade de estimular a participação mais efetiva das escolas nesse projeto, para que o conhecimento difundido no local, contribua com a elevação do capital cultural, como a leitura, a pesquisa, e os meios multimídias realizando oficinas lúdicas que despertem a criatividade, o senso crítico inovador e, sobretudo o hábito de ler nos usuários dessa ferramenta tão importante para a educação da cidade", destacou Fátima Cunha.

Inaugurada no dia 27 de setembro, pelo SESI em parceria com a Prefeitura Municipal, a unidade da Indústria do Conhecimento, de Campina Grande é a primeira da Paraíba, mas a idéia é que mais oito unidades sejam construídas no Estado. O espaço fica aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h. A proposta da Coordenação do Projeto é estabelecer dois dias na semana, (quarta e quinta - feira) para atender a rede municipal de ensino com a realização de oficinas pedagógicas.

A professora Isabel Cristina Costa, participou da visita ao projeto, e aprovou a iniciativa do SESI. "Um espaço bem estruturado, onde as crianças e jovens vão ter a oportunidade de interagir com livros, revistas e fazer pesquisas com o auxílio da internet, tudo isso só vai despertar ainda mais o interesse pela leitura e consequentemente aumentar o aprendizado desses usuários", afirmou a professora.

Com pouco mais de um mês de inaugurado, o Projeto SESI Indústria do Conhecimento na cidade, já foi visitado por mais de 600 pessoas. No local já aconteceram 300 oficinas e foram realizados 753 atendimentos. As escolas interessadas em conhecer o local, podem agendar visita pelo telefone: () 3337-7761.

Conheça o SESI Indústria do Conhecimento

O SESI Indústria do Conhecimento tem como objetivo facilitar ao trabalhador e à sua família o acesso à informação, disponível em mídia impressa, eletrônica e na Internet. O projeto parte da premissa que, na sociedade do conhecimento, a educação ao longo da vida é essencial para o aprimoramento profissional e para a cidadania. Esse processo educativo ocorre na escola, na empresa, na comunidade, em casa e em diferentes espaços por meio de várias tecnologias de comunicação.

As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

Os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 1000 títulos à disposição dos usuários.

O projeto SESI Indústria do Conhecimento é uma iniciativa do SESI em parceria com o Ministério da Educação (por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE), com o Ministério das Comunicações e com diversas empresas e instituições públicas e privadas em todos os Estados da Federação Brasileira.