Metodologia “LEGO”: Desenvolvendo Competências
Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de maio de 2008
O Projeto LEGO de Educação Tecnológica – EJA, elaborado pela Zoom Editora em parceria com o SESI, de
O Projeto LEGO de Educação Tecnológica – EJA, elaborado pela Zoom Editora em parceria com o SESI, desenvolve competências exigidas atualmente pelo mercado de trabalho para os trabalhadores e cria oportunidades para jovens e adultos de recuperarem, com qualidade, o tempo perdido, e até mesmo de se inserirem com eficiência no atual mercado de trabalho ou garantirem o emprego já conquistado.
O conteúdo se baseia nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e conta com uma abordagem em quatro eixos: Ecossustentabilidade, Criatividade/Inovação e Responsabilidade Social.
Em cada eixo o aluno trabalha se depara com noções distintas sobre Inovação tecnológica, criatividade ética, cidadania, entre outros temas. Na Ecossustentabilidade, os alunos aprendem noções básicas de proteção ambiental, e são conscientizados sobre a importância de conhecer bem o meio ambiente, interagir com ele sem causar danos irreparáveis e criar condições para que ele se recupere. Na parte de criatividade/inovação, o aluno é colocado diante das inovações do mundo tecnológico, aumentando seu potencial criativo por meio de: compreensão de conceitos tecnológicos, montagem de projetos LEGO, resolução de exercícios matemáticos e de situações-problema ligados ao projeto, além de desenvolver seu raciocínio lógico e tecnológico. E na área de Responsabilidade Social, ele vai compreender as noções básicas de ética, cidadania, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual e segurança social.
Na Escola Manoel Francisco da Motta do SESI, em Campina Grande, os trabalhos com o LEGO vão além da montagem de modelos. “A realidade dos nossos alunos está integrada aos vários projetos. Quando na realização de uma amostra pedagógica contemplamos a ferramenta envolvendo com o tema “algodão colorido” e foi feita uma visita com os alunos na estação ferroviária, onde eles descobriram que através do ciclo do algodão veio à chegada do trem, todos esses conhecimentos proporcionaram aos alunos, montar com as peças, os postes, o trem e uma maquete da estação ferroviária”, disse a Diretora da Escola, Izabel Cristina da Nóbrega.
As professoras da Escola que trabalharam com os alunos sobre a temática do algodão colorido, Júlia Raquel Gondim da Silva e Elaine Cristina Pereira do Nascimento, escreveram um artigo descrevendo a prática que foi vivenciada durante o desenvolvimento do projeto, e apresentaram em um Simpósio, realizado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, contemplando: o relato de experiência, procedimentos metodológicos e depoimento dos alunos.
“Para nós que fazemos a Escola Manoel Francisco da Motta-SESI, o mais importante foi ver que os nossos estudantes se envolverem durante todas as etapas, não apenas serem usuários de ferramentas tecnológicas, mas sendo capazes de criar, solucionar problemas e usar os vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa”, afirmou a Diretora.
Informações sobre as ações desenvolvidas na Escola, por meio do Projeto Lego de Educação Tecnológica pelo telefone: () 3333 - 1672.