No Dia “D” Ação Global promove cidadania
Por Sueli de Sá - Campina Grande/PB - Publicado 22 de maio de 2010
A população do município de Queimadas aproveitou o dia “D” da Ação Global para exercerem a cidadania
A população do município de Queimadas aproveitou o dia “D” da Ação Global para exercerem a cidadania. Pessoas de todas as idades estiveram no Ginásio Poliesportivo Antônio Vital do Rêgo, no antigo Colégio Assissão para obtenção de documentos e assistência jurídica.
Os principais documentos emitidos foram a Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, 2º via de Registro de Nascimento e casamento, CPF, fotografia 3x4, além de orientações jurídicas e atendimento do INSS. A Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETRAS) também esteve atendendo ao público, que foram beneficiados com Inscrição Cadastral do PETI, Cadastro PROJOVEM, Bolsa Família e Carteira do Idoso.
Durante a semana foram emitidas mais de 840 Carteiras de Identidade e neste sábado houve uma grande procura pelas ações de cidadania. As pessoas atendidas na área de Cidadania são na maioria jovens, que sabem da importância do seu papel como cidadão na sociedade. Entre os jovens que estavam sendo atendidos na Ação Global, estava Elaine Sonale L. Rodrigues, 14, estudante que estava tendo a oportunidade de receber a primeira via da Carteira de Trabalho. Para ela esta foi uma boa oportunidade para obter o documento, que até então Elaine não havia tido condições de possuir.
Os moradores de Queimadas ainda puderam ter acesso gratuito às Orientações Jurídicas através do trabalho voluntário de vários advogados, que trabalharam oferecendo orientações sobre Retificação de Documentos, Separação, entre outros serviços de ação judicial. Os serviços mais requisitados foram os de apoio aos encarcerados. A advogada Cardileuza de Oliveira, disse que este benefício é essencial, pois é levado à camada mais carente da população que não tem condições de consultar advogados e buscar seus direitos.
Os idosos que ainda não tinham documentação, gratuitamente tiveram na Ação Global este direito. “Tenho certeza que todos irão sair daqui preenhidos e com tudo resolvido”, diz Maria Edilene A. de Oliveira, 62, agricultora, que emitiu a 2° via da Carteira de Identidade na Ação Global.
Texto/Colaboração: Ohana Abrantes ( UNICOM)