Compartilhar

“O SESI foi um divisor de águas na minha vida”, diz estagiário do Setor de Educação da Instituição

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de setembro de 2019

Cláudio é estudante do 6º período de Engenharia de Computação do IFPB

Por trás da personalidade calma, de Cláudio Alberto de Sousa, há uma postura proativa, uma sede de conhecimento e uma relação de afinidade com o SESI, instituição onde o estudante recebeu a formação educacional através do EBEP, Programa de Educação Básica e Educação Profissional. Uma formação que garantiu a aprovação dele no curso de Engenharia de Computação no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus de Campina Grande.

Cláudio Alberto que foi aluno da primeira turma do EBEP, concluiu o ensino médio em 2016, na Escola do SESI João Rique Ferreira, e foi nas salas de aula da Instituição onde recebeu as primeiras influências para ingressar na área de Tecnologia.

“Quando eu comecei a estudar no SESI em 2014, eu já tinha uma decisão tomada, que era cursar psicologia, só que quando comecei a ter contato com a Robótica nas aulas, e fazer alguns cursos que eram ofertados na área de TI, eu comecei a enveredar por outros caminhos, que no caso foram as ciências exatas. E me identifiquei muito com a Robótica, e decidi partir para a computação, que é uma área que me fascina, e que eu pretendo seguir carreira”, relata Cláudio. 

Na época em que era estudante do Programa EBEP, Cláudio já se destacava como um aluno empenhado e as conquistas em competições de Robótica eram sucessivas. Foi medalhista na Liga Juvenil de Robótica, conquistando o 2º lugar, no Torneio Regional First Lego League, em Manaus, conquistou medalha de ouro.

As conquistas na vida do estudante, sempre estiveram atreladas, a sua dedicação, e vontade de colaborar, características que o levaram a ser aprovado num processo seletivo de estágio, na área de Educação do SESI, onde há 11 meses, Cláudio vem ampliando ainda mais os seus conhecimentos em Tecnologia e aprimorando a sua network. 

“No IFPB temos uma vivência mais teórica, mas a aplicação prática vem mediante os desafios do cotidiano. Aqui na área de Educação do SESI, tenho contato com ferramentas da minha área como Banco de Dados, Lógica de Sistemas, Sistemas Operacionais e Processos. E depois dessa vivência aqui no estágio recebi diversas propostas, fui chamado para trabalhar num projeto com a STTP, para trabalhar numa multinacional. E até agora não sai daqui porque sinto que o SESI é a minha casa, eu preciso terminar um ciclo aqui. O SESI foi um divisor de águas na minha vida, eu tenho um carinho muito grande pela instituição devido a tudo isso que me proporcionou”, comentou.

O comprometimento do estudante é reconhecido e valorizado por Alexsandra Sousa, que é supervisora do estagiário. “Cláudio tem um perfil Steam, ele é um perfil tecnológico, de engenharia, robótica, é proativo, consegue trazer soluções para os problemas. Acredito que as empresas precisam desse perfil inovador, criativo, e proativo. Ele tem desenvolvido projetos, softwares que têm facilitado os nossos processos na área de Educação, e com isso tem ampliado o leque de conhecimento dele, e melhorado a nossa produtividade”, afirmou Alexsandra.

A gente teve um avanço na Olimpíada Brasileira de Robótica, devido a um projeto que Cláudio elaborou de acompanhamento dos nossos times de Robótica. Então ele é esse perfil que tem agregado e tem trazido o novo para a Educação do SESI Paraíba, disse a supervisora de estágio do estudante. 

De olho no futuro, Cláudio percebe que o SESI foi decisivo na trajetória dele, e que a instituição ainda fortalecerá ainda mais a carreira profissional, oferecendo um ambiente de estágio para troca de conhecimentos, numa experiência única que tem feito dele, um estudante destacado, com um futuro promissor. “Fazer parte da equipe de Educação do SESI, é como uma família, onde lidamos com alguns desafios que são o combustível para a gente se renovar e aprender um pouco mais. E aqui apesar de ser da área de TI, tenho aprendido com administradores, pedagogos, gestores de projetos, psicólogas, ou seja, tenho aprendido um pouco de cada área, estando em um único setor. Então tenho um sentimento de gratidão muito grande pela instituição, e sinto que essa experiência no SESI foi o que alavancou e poderá alavancar ainda mais a minha vida profissional”, enfatizou Cláudio.

Outras Notícias