Origami: técnica japonesa gratuita em Campina
Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 30 de julho de 2008
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami
Origami é a
arte japonesa de dobrar o
papel. A origem da palavra advém do
japonês ori (dobrar)
kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel
quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
As dobraduras orientais serão ministradas na forma de curso, na unidade do Projeto SESI Indústria do Conhecimento de Campina Grande. As matriculas estão abertas e são gratuitas. O curso acontecerá nos dias 02 e 03 de agosto, sendo destinado a cerca de 100 crianças, da comunidade em geral, com idade a partir de sete anos.
Construído no antigo orquidário do Parque da Criança, área de lazer da cidade, o projeto conta com um enorme acervo e diversas atividades para aquisição da cultura e do conhecimento, como: biblioteca, DVDteca, CDteca, Gibteca, Internet, além de jornais e revistas. Essa diversidade permitiu a realização de cerca de oito mil atendimentos, desde a sua criação, até o julho de 2008.
No local, ainda são oferecidas oficinas de leitura, contador de
histórias, oficinas de jogos para a internet, Sesinho Multimídia, e grupos de animação (teatro,fantoches,palhaços,etc...)
O SESI Indústria do Conhecimento é destinado a todos os públicos e as atividades são modificadas de acordo com o perfil de cada um. Basta apenas agendamento prévio por parte das instituições. A unidade é visitada inclusive por idosos, que podem ter acesso além de material virtual, a diversos tipos de leitura, já que são mais de mil títulos à disposição dos usuários.
A Paraíba já possui três unidades do projeto em Campina Grande, João Pessoa e Sousa. Treze técnicos trabalham diariamente nas unidades, além de professores e estagiários. Em Campina Grande, o espaço fica aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Informações: () 210-15397.
Colaboração: Noelli Lira