Os Três do Nordeste: só cultura

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 20 de junho de 2008

É proibido cochilar quando o assunto é “Os Três do Nordeste”. O tema, que encabeçou um dos maiores sucessos do trio, na década de 70, nunca foi tão contemporâneo. A letra é uma das mais tocadas por trios de forró em todo o Nordeste, além de ser a mais pedida aos próprios intérpretes.

Donos da marca tradição em forró, os Três do Nordeste atravessaram quase quatro décadas. São 36 anos de carreira, 40 discos produzidos, um CD e mais de 300 músicas gravadas. O segredo do sucesso? A humildade, segundo “Parafuso”, o zabumbeiro e único músico, desde a primeira das cinco formações do trio. “De geração em geração, os Três do Nordeste vão superando os desafios dos forrós eletrônico, universitário e estilizado. A autenticidade da raiz do forró é a nossa referência. Já a humildade é a nossa marca. Acredito que, por isso, permanecemos”, concluiu.

Há nove anos, Deda, vocalista e dono de uma mega habilidade no triângulo, faz parte do trio. “A receptividade do público nos emociona. É como se o forró fosse uma espécie de estimulante. A gente não quer parar”, disse.A jóia mais recente deste tesouro cultural é o sanfoneiro, Adriano. Há quase um ano no trio, ele acredita ter realizado o sonho de todo instrumentista: tocar em um grupo tradicional. “Estou em uma verdadeira escola. Toco com um trio que embalou muitas de minhas noites, quando meus pais cantavam pra eu dormir”, disse.

Essa tão consagrada carreira foi coroada no dia em que o Projeto SESI Forró na Empresa iniciou as atividades no Estado da Paraíba. A idéia visa homenagear, através de pesquisas nas escolas do SESI, os ícones culturais do Nordeste. Estudantes das unidades do Serviço Social da Indústria desenvolvem um trabalho sócio-educativo-cultural sobre história a desses ícones. O tema é desenvolvido em sala de aula e a homenagem é prestada durante o ato solene do projeto.

A iniciativa, que o ano passado beneficiou 17 empresas, em 2008 beneficiará 40 indústrias paraibanas das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Rio Tinto Patos, Sousa e Campina Grande. “Cerca de 15 mil industriários irão comemorar os festejos juninos nas apresentações do projeto. Mas, principalmente os nossos alunos e artistas, serão os maiores contemplados com educação e reconhecimento culturais”, completou Diana Uchoa, Coordenadora de Cultura do SESI Paraíba.

Outros grandes nomes da cultura nordestina serão homenageados durante as atividades do Projeto SESI Forró na Empresa 2008. Biliu de Campina, Sussa de Monteiro, Antônio Barros e Cecéu também receberão, do SESI Paraíba, o Troféu Ícone da Cultura. Informações: () 2101-5300.