Brasil Educação

Professores da Escola SESI participam de formação de técnicos de F1 in Schools, em Brasília

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 14 de agosto de 2024

A capacitação busca ajudar os educadores com habilidades e conhecimentos que possam orientar alunos durante a temporada 2024/2025 da competição

Professores técnicos de equipes da competição reunidos em treinamento, em Brasília

Esta semana, dois professores da Escola SESI participaram de uma capacitação, em Brasília, para a formação de técnicos de F1 in Schools, uma competição que busca incentivar os alunos a vivenciarem experiências do mundo corporativo a partir da criação de uma empresa semelhante a uma escuderia de Fórmula 1.

A capacitação com professores técnicos de equipes da F1 in Schools de todo o Brasil, foi realizada com o objetivo de desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para que o educador possa orientar e apoiar os estudantes durante a competição na temporada 2024/2025 e que, além disso, possa compreender o processo de avaliação e aplicar os conhecimentos necessários para promover uma abordagem de aprendizagem que seja prática e relevante para o mundo real.

Eudes Leonnan e Daniel Dantas, professores das escolas de Campina Grande e Patos, respectivamente, estiveram em Brasília participando do treinamento, que abordou temas como gestão de projetos, projetos sociais, apresentação verbal, engenharia e empreendimento. Com os conhecimentos adquiridos, os professores estão ainda mais preparados para auxiliar seus alunos a desenvolverem projetos inovadores e a alcançarem o sucesso na competição F1 in Schools.

“Essa capacitação foi de extrema importância e reflete a preocupação do SESI em capacitar seus professores para que possam oferecer o melhor desenvolvimento para seus alunos. A qualificação da capacidade técnica dos professores faz com que os alunos possam absorver e desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem os profissionais do futuro. Além disso, a troca de experiência coloca a cooperação entre técnicos e mentores como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de uma competição respeitosa, harmoniosa e honesta”, destacou o professor, Eudes Leonnan.

Na competição, os alunos precisam estudar gestão de projetos, marketing, e conceitos avançados de engenharia para produzir um carro de fórmula 1 em miniatura, e, além disso, precisam buscar patrocínios e trabalhar intensivamente para o sucesso da empresa, que culmina no desenvolvimento de habilidades que os diferenciam para o mercado de trabalho.

"A F1 in School proporciona aos nossos alunos o desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho, como, por exemplo, a gestão de projetos, onde cada estudante aprende a aplicar esses conceitos em colaboração com empresas. Isso é de extrema importância quando os estudantes concluem sua formação e ingressam no mercado de trabalho, e precisam levar essas competências inerentes ao seu perfil profissional”, pontuou Daniel Dantas, professor da Escola SESI de Patos.

Durante a temporada, a definição de metas e o cumprimento dos cronogramas e planejamentos ajudam a desenvolver os aspectos necessários para que o aluno se torne o protagonista de sua vida estudantil e construa uma carreira profissional promissora.

Texto/Colaboração | Igor Batista