O SESI dispõe de vários programas de Segurança e Saúde no Trabalho para auxiliar as empresas a promoverem a qualidade de vida do trabalhador e elevarem a produtividade. Atuando desde a avaliação das empresas com relação ao Gerenciamento de Riscos Ambientais, diagnóstico de danos à saúde decorrentes do trabalho, inspeções das instalações e operação de caldeiras e vasos de pressão, laudos técnicos das condições ambientais de trabalho, de Insalubridade e Periculosidade e Avaliações Ambientais.
O SESI também oferece aos trabalhadores e a comunidade em geral, um Programa de Educação Continuada em Saúde e Segurança, que desenvolve ações educativas e cursos que capacitam os profissionais da área e pessoas interessadas no tema.
As Normas Regulamentadoras (NR) foram criadas há cerca de 40 anos e tem como objetivo a criação e aplicação de ações de rotina realizadas pelo Setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) cumprindo as exigências legais governamentais e favorecendo a redução dos afastamentos provocados por doenças e acidentes no ambiente de trabalho. Para uma empresa ser considerada essencialmente segura e saudável, além do comprimento destas normas que, quando não cumpridas podem gerar transtornos para a empresa, tornando-a juridicamente insegura. Dessa forma, a gestão que implanta rotinas de Segurança e Saúde do Trabalho, garante maior produtividade e competitividade para a empresa.
Os empresários que tenham interesse em adequar as empresas às Normas Regulamentadoras, podem acessar a plataforma do Sesi Viva+ ou entrar em contato através do número (83) 2101-5384.
Texto/Colaboração: Gessica Costa