Projeto Saúde Bucal na Empresa

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 16 de junho de 2008

Dentes bonitos não significam somente sorriso perfeito. Os responsáveis por isso são as condições adequadas de higiene bucal e dentária, que garantem boa saúde para todo o organismo. A boca desempenha várias funções: além de ser a via de passagem dos alimentos ao tubo digestivo, também auxilia no processo respiratório. Por ser a maior cavidade do corpo em contato com o ambiente externo, serve como porta de entrada para milhões de bactérias. Por isso, sua higiene é fundamental para o bem-estar geral.

Essa é a visão da Coordenação de Odontologia do SESI Paraíba que, em 2008, está desenvolvendo um projeto educativo preventivo em saúde bucal. A iniciativa oferece atividades lúdicas e distribuição de material didático, confeccionado especificamente para este fim.

O projeto que será realizado no mês de julho, na São Paulo Alpargatas de Campina Grande/PB, tem meta de beneficiar seis mil trabalhadores, ao longo de um ano. A saúde bucal ainda será tema transversal nas salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade de formar multiplicadores na empresa.

A iniciativa contribuirá para a difusão do conhecimento em saúde bucal, resultando em um trabalho preventivo de maior qualidade, tendo como contrapartida, a diminuição do atendimento odontológico curativo, realizado exclusivamente pelo cirurgião-dentista.

O diferencial do trabalho do SESI Paraíba é a confecção da revista em quadrinhos “SAÚDE BUCAL NA EMPRESA”, com tiragem de 20 mil exemplares, além da produção de um CD-ROOM. “Este é o primeiro material didático executado exclusivamente sobre o tema. Esperamos, com esse trabalho, formar multiplicadores, aumentar a rotatividade de atendidos na empresa e, principalmente, garantir mais qualidade de vida ao trabalhador”, completou uma das coordenadoras do projeto, a odontóloga Emilanir G. Maia de Carvalho.

Fotografia: Ailson Ramalho