Compartilhar

Projeto Sesi Forró na Empresa tem aprovação artística

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 20 de junho de 2008

Dentro de sua nova proposta de desenvolver um trabalho educativo, que resgate os valores históricos

Dentro de sua nova proposta de desenvolver um trabalho educativo, que resgate os valores históricos culturais da região, o Projeto SESI Forró na Empresa, está homenageando ícones da cultura regional paraibana. Em recente entrevista, a cantora e compositora Cecéu, integrante da dupla Antônio Barros e Cecéu, falou da importância do Projeto e fez breve relato da carreira de sucesso.

Entre os ícones homenageados, a cantora e compositora, Cecéu foi enfática. “Sem sombra de dúvida a nova proposta do SESI Forró na Empresa é bastante positiva, porque vem fortalecer a nossa cultura e, principalmente, registrar e repassar para as futuras gerações, o verdadeiro papel da boa música na formação de valores e bons costumes”, disse. 

A artista revela que a dupla Antônio Barros e Cecéu surgiu em 1975 cantando, não música de forró e sim música romântica. A idéia veio inspirada na dupla romântica Jane e Erodin que, na época, era sucesso absoluto em todo o país. E, os forrozeiros, atendendo convite da gravadora carioca Copacabana, gravaram um “LP” dentro do mesmo estilo da famosa dupla. A partir daí, Antônio Barros e Mary Maciel foram lançados ao mundo artístico como Toni e Mary, cantando sucessos como “Ama-me te quero tanto, tanto...” Vindo depois a retomar os caminhos do forró e, dessa vez, como Antônio Barros e Cecéu.

Falando sobre a "febre" do forro metalizado, desenvolvido por Bandas de Forró, principalmente no Nordeste, Cecéu informou das razões que levam o novo estilo a ser constante alvo de críticas dos forrozeiros autênticos. “Todos os verdadeiros artistas da música nordestina como Dominguinhos, Gengival Lacerda, Flávio José, Antônio Barros e Cecéu, entre outros, têm se sentido mal com isto que vemos aí, uma música deturpada que, diga-se de passagem, pode ser qualquer coisa, menos forró como querem apresentá-la. Vejo como um desrespeito aos valores da família e da cultura”, sentenciou a cantora.

Aberto na última quarta-feira, (/6) o Projeto SESI Forró na Empresa 2008 tem como meta beneficiar 12 mil participantes, entre trabalhadores e dependentes. A proposta é atender 40 empresas, sendo 15 em João Pessoa e Bayeux, cinco em Rio Tinto, 10 em Campina Grande, cinco em Sousa e mais cinco em Patos.

Nesta sexta-feira, a caravana do forró estará em Rio Tinto, no Centro de Atividades Anna Elizabeth Lundgren para dar continuidade à festa, quando será homenageado o cantor Biliu de Campina. A dupla Antônio Barros e Cecéu, será homenageada no dia 04/07, em Campina Grande no Centro de Atividades do SESI Aprígio Velloso - o Clube do Trabalhador.







Outras Notícias