Compartilhar

Projeto Xadrez Humano é apresentado no Esporte e Cidadania

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 26 de maio de 2007

Cerca de 32 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato de João Pessoa, fizeram

Cerca de 32 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato de João Pessoa, fizeram uma apresentação do Projeto Xadrez Humano, no Centro de Atividades do SESI, João Úrsulo Ribeiro Coutinho, durante o Esporte e Cidadania.


O Projeto foi adotado pela Prefeitura de João Pessoa, em 2005, a primeira escola a adotá-lo foi a Municipal João Vinagre. O Xadrez Vivo funciona como uma ferramenta pedagógica, que estímula o raciocínio lógico, matemático, além de auxiliar nas relações sociais, e melhorar o perfil psicológico dos alunos.Atualmente, 12 escolas do município participam do projeto, envolvendo mais de 200 alunos do ensino básico e fundamental da rede pública municipal.

De acordo com o Coordenador do Projeto na Escola Monteiro Lobato, José Igor, uma pesquisa realizada com os alunos participantes do projeto identificou um aumento no rendimento escolar em torno de 40%, principalmente nas disciplinas de matemática, português (interpretação e compreensão de textos) e Geografia (Relações sociais).

Emerson Cleber, fala que o projeto lhe proporcionou uma maior interaçăo com os colegas em sala de au
Emerson Cleber, fala que o projeto lhe proporcionou uma maior interaçăo com os colegas em sala de aula
Emerson Cleber da Silva, estudante da 4ª série do Monteiro Lobato, afirma que o projeto melhorou seu rendimento escolar."Eu tinha dificuldade em fazer contas, e depois que comecei a participar do projeto começei a ter facilidade mais facilidade, além da disciplina em sala de aula, antes tinha mal comportamento, gritava e batia nos colegas e hoje sou diferente", disse o estudante.

A equipe técnica do projeto é formada por oito pessoas, entre professores, psicológos, orientadores e diretores. A diretora da escola, Rosália Ferreira Leite disse que conheceu o projeto durante uma capacitação. "Fiquei sabendo que o projeto era desenvolvido em Santa Catarina, e fiz uma pesquisa, no ano passado resolvi implantar em nossa escola. Percebemos que depois do projeto dobrou o número de matrícula, em 2006 , eram 200 alunos matriculados,este ano temos 473, e até os pais dos alunos querem participar do projeto, por isso pretendemos ampliá-lo para toda a comunidade", disse a diretora.

Outras Notícias