Projetos da Escola SESI da Paraíba são premiados na maior feira de Ciências e Engenharia do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 05 de abril de 2021

Projetos foram desenvolvidos na Escola SESI Prata, em Campina Grande

Cerca de 350 projetos de pesquisa de estudantes do ensino médio e técnico do Brasil, concorreram na Mostra Virtual de Projetos da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, que aconteceu entre os dias 15 e 26 de março, em formato virtual.

Dois projetos da Escola SESI Prata, localizada em Campina Grande foram premiados no evento. A lixeira descontaminadora Ultravioleta – LDU, desenvolvida pelos alunos Carlos Daniel Da Silva Nogueira, Isabelly Vitória Sousa Rocha Victor de Oliveira Gadelha sob a orientação de Eduardo Adelino Ferreira e Alexsandra Souza Santos, ficou classificado em 3º lugar no Prêmio Por um Mundo sem Lixo, concedido pela empresa Movimento Circular. Como premiação, os alunos e professores envolvidos receberão certificado e um curso sobre Economia Circular.

Já o projeto Análise Sensorial do Bolo de Caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes, desenvolvido pelas alunas Eloísa Pereira Torres e Maria Eduarda Nunes dos Santos, também sob a orientação de Eduardo Adelino foi reconhecido com o prêmio Destaque Unidades da Federação – Paraíba, uma premiação que valoriza os melhores projetos de cada estado brasileiro, contemplando a equipe envolvida com certificados e medalhas.

Durante a FEBRACE, os projetos da Escola SESI Prata além das premiações ganharam visibilidade, já que a aluna Isabelly Vitória Sousa Rocha, integrante da equipe que desenvolveu a Lixeira descontaminadora Ultravioleta – LDU foi entrevistada no programa Tarde Nacional da Rádio Nacional de Brasília, onde teve a oportunidade de falar sobre a origem do projeto, e funcionalidades do equipamento, que é caracterizado como uma alternativa viável e criativa para minimizar os impactos da covid-19 no Brasil.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. O evento assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.