Compartilhar

Projetos da Escola SESI Paraíba são finalistas do maior evento científico do Brasil

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de fevereiro de 2021

FEBRACE 2021 será realizada no formato virtual entre 15 e 27 de março

Dois projetos desenvolvidos por alunos e professoras da Escola SESI Prata, em Campina Grande-PB, foram selecionados para a final da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2021, que é considerada o maior evento científico estudantil do Brasil.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira, dia 29/01, pelo Comitê de Seleção. Nesta edição foram escolhidos cerca de 300 projetos de todas as regiões do Brasil, sendo três da Paraíba, e destes, dois são da Escola SESI.

Os projetos do SESI selecionados foram: “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, desenvolvido pelas alunas Eloísa Pereira Torres e Maria Eduarda Nunes dos Santos, sob a orientação do professor Eduardo Adelino Ferreira, e “Lixeira Descontaminadora Ultravioleta – LDU” criado pelos estudantes Isabelly Vitória Sousa Rocha, Carlos Daniel da Silva Nogueira e Victor de Oliveira Gadelha, também com orientação do professor Eduardo e coorientação de Alexsandra Souza. 

Na avaliação, o Comitê considerou diversos fatores na escolha dos finalistas, incluindo: submissões completas e em conformidade com o regulamento da FEBRACE; avaliações e recomendações dos pré-avaliadores; distribuição demográfica dos estudantes de ensino básico no Brasil baseado nos dados do Censo Escolar de 2018 (publicado em 2019) e do Censo Escolar de 2019 (publicado em 2020); proporção de projetos submetidos em cada categoria; e para ampliar a abrangência de participação, foi estabelecido um limite de projetos selecionados por escola (tendo como referência a escola em que os estudantes estavam matriculados em 2020), com exceções concedidas caso-a-caso de acordo com a decisão do Comitê de Seleção.

A FEBRACE 2021 será realizada no formato virtual entre os dias 15 e 27 de março. Durante o evento, os projetos finalistas estarão disponíveis ao público por meio da plataforma FEBRACE Virtual. Os visitantes poderão conhecer os projetos, deixar comentários com mensagens de incentivo e sugestões, e votar em seus projetos preferidos para o Prêmio Febrace Virtual.

PROJETOS SELECIONADOS

O projeto “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, surgiu a partir da observação da aluna Eloísa, quando ela percebeu que muitas cascas de legumes são descartadas inadequadamente, sendo que esses resíduos possuem potenciais nutricionais significativos para o tratamento de doenças cardiovasculares. A avó de Eloísa é hipertensa e possui muitas restrições alimentares, como isso a família dela passou a utilizar as cascas de legumes na alimentação aproveitando o potencial nutricional.  

As alunas produziram uma farinha com as cascas de legumes e agregaram a uma receita de bolo de caneca substituindo a farinha de trigo. Foram produzidas várias amostras com diferentes teores de farinha de cascas de legumes, em seguida foi realizada uma análise sensorial com 10 voluntários, os quais provaram as amostras e atribuíram notas. O bolo de caneca enriquecido com a farinha de cascas de legumes foi bem aceito pelos voluntários.

Já o projeto “Lixeira Descontaminadora Ultravioleta – LDU” surgiu como alternativa para minimizar os impactos ambientais na saúde humana causada pelo descarte inadequado das máscaras utilizadas como proteção neste período de pandemia da COVID-19. A LDU é um equipamento que desinfecta as máscaras por meio da ação germicida da luz ultravioleta (UVC). Após o processo de desinfecção as máscaras poderão ser recicladas ou destinadas para aterros sem oferecer riscos à saúde humana.

Outras informações sobre a Febrace podem ser obtidas no site: https://febrace.org.br/

Outras Notícias