Compartilhar

Paraíba

Promoção da Saúde: SESI PB oferece apoio a paratleta que participará de seletiva de Mundial de Surf Adaptado

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 22 de agosto de 2022

O apoio do SESI na preparação do paratleta faz parte da atuação da instituição na área de Promoção à Saúde


Genilson tinha apenas 19 anos de idade quando sofreu um acidente na piscina, após um mergulho. Ele perdeu os movimentos do tronco, pernas e braços. Tetraplégico, o jovem passou a conviver com algumas limitações que afetaram, diretamente, sua vida.

Mas o acidente não modificou a determinação do jovem, ele terminou o ensino superior em Publicidade e Propaganda, e esse ano retomou um antigo projeto, “pegar” ondas nas praias de João Pessoa.

O incentivo veio logo após receber o convite do campeão brasileiro paraolímpico de Surf Adaptado, Roberto Pino, para participar de uma seletiva da modalidade, no mundial, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro, na praia de Maracaípe, no município de Ipojuca em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano.

Para participar da competição, Genilson tem contado com o apoio do SESI Paraíba, que tem oferecido todo suporte na preparação dele para a seletiva. Desde o dia 04 de agosto, o paratleta participa, duas vezes por semana, de treinos na piscina do SESI de Bayeux, para estimular a força, resistência, coordenação motora e equilíbrio, sendo acompanhado pela educadora física, personal swim e personal trainer, Samyra Huana, que é especialista em Fisiologia do Exercício e Natação em águas abertas.

O apoio do SESI na preparação do paratleta faz parte da atuação da instituição na área de Promoção à Saúde. Além disso, o aluno recebe treinamento do surf coach, Saulo Carvalho que ensina técnicas do surf adaptado, com aulas de natação no mar três vezes por semana. Saulo é o primeiro campeão pan-americano de surf amador, título conquistado em 1993, além de bicampeão brasileiro das categorias master, grã-master e campeão brasileiro kahuna.

"Após 33 anos, do meu acidente em um mergulho numa piscina, na qual fiquei tetraplégico, hoje eu tenho a satisfação de poder treinar recebendo toda ajuda do SESI PB, que disponibilizou Samyra Huana, uma profissional muito capacitada, e sensível à causa. Isso tem me estimulado neste processo de preparação para a seletiva", comentou Genilson.

A seletiva será uma espécie de termômetro, que irá definir como será a relação do paratleta com o surf adaptado. Mas ele lembra que o principal objetivo dele já foi alcançado.
“Dependendo do resultado na seletiva, vou decidir como será meu futuro no esporte. Se conseguir a classificação para o mundial irei continuar a preparação, mas minha pretensão é continuar com uma rotina de treinos, porque o meu maior interesse é ter qualidade de vida, e isso já estou conseguindo durante a preparação para a competição”, confidenciou Genilson Lima.

Informações adicionais sobre a atuação do SESI de Bayeux, na área de Promoção da Saúde, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2108-8750.

 

Outras Notícias