PSQT 2008: Paraíba escolhe as melhores do Estado

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 08 de agosto de 2008

O Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, um reconhecimento público às indústrias por suas práticas de gestão e valorização dos seus colaboradores selecionou, na Paraíba, as empresas que participarão da etapa estadual:
Categoria Grande Empresa:
1-Coteminas- João Pessoa;
2-São Paulo Alpargatas-Santa Rita.

Categoria Média Empresa:
1-Rava Embalagens- Cabedelo.

Categoria Pequena Empresa
1-Rio Vale automotores – Sousa;
2-Sabão Kiusa- Sousa.

Categoria Micro Empresa

1-Macário Ejetados- Catolé do Rocha;
2-Virginia Lima-Patos.
A premiação dos vencedores da etapa estadual está marcada para o dia 04 de setembro, em João Pessoa. Os classificados representarão a Paraíba na etapa regional, com início no dia 12 de Setembro.

A versão 2008 do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho foi lançada, oficialmente em todo o país, no dia 02 de abril. Na Paraíba, o lançamento aconteceu nos dias 08 de abril, em João Pessoa, dia 09 em Patos e Sousa e dia 17 em Campina Grande.

Em 2007, quatro empresas da Paraíba foram classificadas: Ambev de João Pessoa (Grande Empresa, com 500 ou mais colaboradores); Indaía de Santa Rita (Média Empresa de 100 a 499 colaboradores); Construtora Brascon de João Pessoa (Pequena Empresa de 20 a 99 colaboradores) e Pires Empreendimentos LTDA de Campina Grande (Micro Empresa com, no mínimo, 5 e máximo de 19 colaboradores)

PRÊMIO - Criado em 1996, o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho tem o objetivo de estimular a responsabilidade social empresarial da indústria brasileira, despertando os colaboradores e empregadores para o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho, tendo em vista a convivência harmoniosa, contribuindo ainda para o fortalecimento do setor industrial e para o desenvolvimento sustentável do país.
Aberto a indústrias contribuintes do Serviço Social da Indústria (SESI) ou optantes pelo Simples, o PSQT é composto por três fases: Estadual, Regional e Nacional. Além de premiadas, as empresas vencedoras, no âmbito nacional, ganham uma medalha da Ordem do Mérito do Trabalho, concedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Pioneiro no setor, o Prêmio tem o orgulho de destacar o esforço das indústrias que investem em práticas diferenciadas de gestão e na valorização dos seus colaboradores. É o reconhecimento público das iniciativas de investimento no capital social e humano, que acabam rendendo à indústria aumento de produtividade e de competitividade no mercado.

As ações são analisadas por meio de quatro critérios de avaliação: Sistema de gestão de pessoas; Educação e desenvolvimento; Qualidade de vida e Desenvolvimento socioambiental.

Segundo a Coordenadora de Articulação Social do SESI Paraíba, Conceição Azevedo “O PSQT é de fundamental importância para as empresas, uma vez que esta se beneficia com as oportunidades de melhorias para o trabalho diário, beneficiando, assim, os seus colaboradores.”

Colaboração: Noelli Lira