Compartilhar

Representantes do SESI e Parceiros da Ação Global se reúnem em Rio Tinto

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 14 de agosto de 2007

No último dia 08 de agosto, representantes do SESI, da Rede Globo, da Prefeitura e de aldeias indíge

No último dia 08 de agosto, representantes do SESI, da Rede Globo, da Prefeitura e de aldeias indígenas da região de Rio Tinto, e parceiros da Ação Global 2007 se reuniram no Centro de Atividades Anna Elizabeth Lundgren - SESI em Rio Tinto, com a finalidade de organizar a programação do evento deste ano, bem como definir os serviços que serão oferecidos a população do município.

Este ano a Ação Global será realizada durante uma semana, tendo ínicio no dia 17 e se estendendo até o dia 22 de setembro, e os serviços serão direcionados para as comunidades indígenas.

"É uma expectativa muito grande com relação aos serviços que vamos trazer para a nossa cidade, é um evento que nunca houve aqui em Rio Tinto. A nossa expectativa é das melhores, já estamos vendo a grande participação dos parceiros nessa primeira reunião, e isso nos fortalece na realização dessa Ação Global", disse a Gerente do Centro de Atividades Anna Elizabeth Lundgren, Emilda Medeiros.

Para Paulo Pena, Gerente de Operações da TV CABO Branco / TV Paraíba a escolha de Rio Tinto para sediar a Ação Global foi muito importante. "É uma visão muito boa do SESI de atender esse município pela sua carência, e localidade. Acredito que será um sucesso realmente uma semana de trabalho que vai atender bem a população deixando lembranças e saudosismo para a população", falou.

Durante o evento, o SESI vai oferecer para a comunidade serviços nas áreas de saúde, educação e lazer, e em parceria com o SENAI durante a semana da Ação Global vai promover cursos profissionalizantes, e uma semana cultural, onde serão resgatados os valores culturais da cidade, principalmente do povo indígena, além de ações ambientais com as escolas do município. Na área de saúde serão oferecidos atendimentos de odontologia, saúde preventiva, clínica médica e classificação sanguínea. Na área de Lazer serão realizadas todas as noites jogos, ações musicais, e apresentações de grupos folclóricos, com a apresentação da Dança Indígena "Toré", além de filmes através do Cine SESI Cultural.

A diretora de Operações do SESI/PB Gerarda Xavier destacou a importância do evento falando sobre a sua abrangência. "Para nós que fazemos o SESI e que temos essa parceria com a Rede Globo de Televisão, a nossa expectativa é no sentido de atender o maior número de pessoas, com os serviços nas áreas de saúde, educação e lazer. Vamos implantar um modelo novo que é o trabalho durante uma semana, com ações culturais principalmente no horário noturno, onde as pessoas vão trazer seus trabalhos artesanais para serem produzidos numa feira de artesanato, que vamos fazer aqui no município de Rio Tinto. Iremos trabalhar em parceria com outras instituições nas comunidades indígenas, oferecendo um trabalho que venha realmente atender as necessidades do município e daquelas comunidades que estão em seu entorno", afirmou a diretora.

Conforme aconteceu no ano passado, na cidade de Bayeux, este ano o Programa SESI Cozinha Brasil estará durante o evento, oferecendo mini cursos, e um trabalho de educação alimentar, que dessa vez será com os indígenas. "Nós pretendemos atingir 11 mil pessoas, e a nossa meta para este ano, é de 35 mil atendimentos. No ano passado fizemos 80 mil atendimentos, e atingimos 30 mil pessoas", destacou Conceição Gomes de Azevedo, Coordenadora do Projeto Ação Global.

A prefeita do município de Rio Tinto, Magna Gerbal participou da reunião e falou sobre a importância do evento para a cidade. "Para Rio Tinto a Ação Global vai trazer um diferencial competitivo muito grande, fazendo com que a nossa população seja assistida da melhor forma possível pelos parceiros, e isso com certeza vai fazer com que os cidadãos rio tintenses e do entorno possam compartilhar serviços de alto nível, oferecidos por parceiros qualificados numa ação integrada melhorando a cidadania e a democracia, aqui no município. Então por tudo isso, e em nome do povo rio tintense, e da prefeitura de Rio Tinto quero agradecer a FIEP, na pessoa do Dr Buega Gadelha, e a todos os parceiros envolvidos nesta tão brilhante idéia por terem escolhido o nosso município dentre tantos outros para sediar a Ação Global 2007, frisou.

No ano passado a 13º Ação Global foi realizada em 35 cidades brasileiras, e ofereceu mais de 2,4 milhões de atendimentos a 951.165 mil pessoas em todo o Brasil. Em Rio Tinto, o evento é realizado pelo SESI, em parceria com a Rede Globo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Paróquia Local, Detran, Corpo de Bombeiros, além de instituições privadas, e organizações não governamentais.

Informações sobre a Ação Global 2007: () 2101-5300 em Campina Grande e () 3291-2393 em Rio Tinto.

Outras Notícias