Ao longo das duas últimas décadas, acompanhando o processo de democratização do país, vem tomando corpo uma série de práticas no âmbito da saúde. No entanto, cada vez mais, têm surgido temas, estudos, abordagens que, embora afetos à relação trabalho-saúde, apenas correspondem parcialmente ao que se entende por Saúde do Trabalhador.
A saúde ocupacional avança numa proposta interdisciplinar, com base na higiene industrial, relacionando ambiente de trabalho-corpo do trabalhador. Trata-se da análise do conjunto de fatores de risco, considerado na produção da doença, avaliada através da clínica médica e de indicadores ambientais e biológicos de exposição e efeito. Esse é o trabalho da Coordenação de Saúde do SESI Paraíba, que proporciona aos industriários, dependentes e a comunidade em geral, a promoção da saúde, a prevenção das enfermidades e acidentes e a atenção curativa.
Em 2007 o Serviço Social da Indústria desenvolveu campanhas de ação, com resultados positivos em saúde e segurança no trabalho e saúde assistencial. O projeto SESI Indústria Saudável: princípios para o desenvolvimento sustentável das empresas industriais foi uma dessas idéias, que ofereceu às indústrias um diagnóstico da saúde dos trabalhadores, com foco na prevenção de doenças não transmissíveis e saúde bucal.
Uma ação conjunta do SESI, SEBRAE e IEL ainda orientou empresas para o atendimento às exigências legais voltadas a programas de saúde ocupacional e segurança. A iniciativa é executada através do Projeto Saúde e Segurança no Trabalho para Micro e Pequenas Empresas.
O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) foi tema de Seminário de Saúde do Trabalhador, que contou com o apoio do Ministério do Trabalho. No Dia Nacional de Combate a Hipertensão, cerca de 300 trabalhadores da indústria foram beneficiados com palestras educativas.
Para finalizar as atividades, a Coordenação ainda realizou, em Sousa, o Seminário Saúde e Segurança no Trabalho, um fator de cidadania, do Sertão ao Litoral, que reuniu empresários da indústria, comércio, saúde, construção civil e contabilidade. Uma ação que também contou com a parceria Organização Ibero-Americana de Seguridade Social – OISS.
Portanto, de janeiro a dezembro do ano passado, foram atendidos quase 179 mil trabalhadores, 34.250 dependentes e cerca de 34.220 pessoas da comunidade.
NOVAS METAS - Para 2008, alguns objetivos já foram definidos. O projeto SESI Indústria Saudável será implantado, a partir do mês de fevereiro, em várias empresas paraibanas, com meta de atender dez mil trabalhadores na Paraíba, em um período de seis meses. A primeira a ser contemplada será a empresa São Paulo Alpargatas – unidade de Campina Grande. No local serão implantados serviços de antropomédica (verificação de altura),teste de glicemia,verificação da pressão e saúde bucal.
Outra iniciativa do SESI/PB, para este ano, é o Projeto Saúde Bucal: compromisso com a responsabilidade social da indústria. O diferencial desse projeto será o lançamento de uma cartilha educativa sobre higiene bucal, com o objetivo de formar agentes multiplicadores dentro das indústrias. O trabalho é exclusivo para as empresas de Campina Grande, começando pela São Paulo Alpargatas.
Ainda na área odontológica, será lançado o curso multidisciplinar de Cuidador Social,no qual será apresentado um módulo sobre saúde bucal do idoso. As datas do lançamento desses projetos ainda estão sendo definidas.