Na manhã desta quarta-feira, dia 24, a programação do I Congresso Internacional de Educação STEAM da Paraíba foi aberta com uma palestra sobre "Inovação e o profissional do futuro", proferida por Arthur Igreja, que é mestre Executivo em Gestão Empresarial, palestrante internacional e autor do livro “Conveniência é o nome do negócio”, que aborda sobre inovação.
“Tenho percebido a Inovação como uma palavra desgastada, uma vez que tem sido usada de maneira excessiva. Apesar de ser muito importante, não existe um consenso em relação a sua conceituação, se pedirmos a 10 ou 15 pessoas para definir o que é a Inovação, teremos respostas distintas, ou seja, várias definições. E nos últimos anos tenho visto a inovação afastando mais do que acolhendo as pessoas, algo que não é legal”, comentou Arthur Igreja.
Durante a palestra ele falou sobre os desafios da atual sociedade, e chamou a atenção para a necessidade das mudanças comportamentais. “Nosso maior desafio é forjar pessoas que assumam esse protagonismo, essa responsabilidade, que tiram das costas, compartilham a responsabilidade com as instituições de ensino, nosso maior desafio e parar de ter alunos que acham que serão bem-sucedidos por causa dos professores, do coordenador ou por causa da escola. Nós não podemos ter pais que terceirizam seus filhos, que entregam seus filhos a uma instituição e falam agora você me entrega uma pessoa incrível esse é o maior desafio, o desenvolvimento de pessoas empáticas, flexíveis, humanas”, finalizou.
O evento contou ainda com a participação do palestrante, escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, que abordou sobre a Humanização nas práticas pedagógicas.
“Nesses últimos meses, vivenciamos muitas mudanças em nossas vidas, e na educação os profissionais necessitaram se adaptar a uma nova realidade, onde passaram a dar aula numa rede 3G, descobrindo plataformas como o Google Meet, o Zoom, aprendendo a lidar com iluminação, desenvolver tecnologias, e foi um dos grupos que mais rapidamente se adaptou, e que muito sofreu e continua sofrendo. Precisamos entender que os professores precisam de muito acolhimento, porque quando falamos de humanização em educação, não é só como o professor se humaniza em relação ao aluno, mas como ele recebe a humanização de onde ele está, e como tem que ser cuidado, porque a resposta para tudo que está acontecendo hoje no mundo é afetiva, é uma resposta que estamos construindo”, afirmou.
Rossandro lembrou que apesar de todas as adaptações, a relação professor aluno, acaba sendo essencial no contexto da aprendizagem. “Na relação professor aluno, o contato é o que provoca o conhecimento, e a escola precisa atentar para a educação emocional, e dentro desse processo não tem como não atentar para a educação midiática, o educa mídia, nós precisamos entender que vivemos numa sociedade com muitas relações superficiais e poucas relações profundas”, destacou.
Encerrando a programação do turno da manhã desta quarta-feira, Adrian Ighan, especialista da Inglaterra, falou sobre "Inovação e Gestão Escolar”. Durante uma apresentação, ele comentou sobre as fases na Evolução da Liderança Escolar e apresentou a Evolução da Liderança Escolar na Inglaterra, onde teve uma experiência profissional. “Os líderes escolares excelentes podem se tornar líderes Nacionais de Educação, trabalhando ao lado das escolas em dificuldades”, explicou.
O evento é realizado na modalidade online, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola SESI PB no YouTube (youtube.com/escolasesipb) e é voltado para profissionais da educação, gestores, estudantes e pesquisadores.
Para acompanhar a programação da manhã, do segundo dia do I Congresso Internacional de Educação STEAM da Paraíba, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=wL1mN5wjJII